Meu disco de cabeceira

Clayton Luiz da Silva Moreira 26/01/15 10:37 - Atualizado em 26/01/15 10:39

Uma das coisas mais bacanas desse contato que rola aqui e no lá no grupo do Facebook entre os ouvintes da Rádio Cultura Brasil é o fato de podermos compartilhar os nossos gostos musicais e divulgá-los para um maior número de pessoas. Pensando nisso, resolvi bolar uma playlist cujo mote fosse "o disco de cabeceira de cada um".

Disco de cabeceira: aquele disco que você levaria para uma ilha deserta; aquele disco que você não se cansa de ouvir e, em cada audição, descobre um detalhe diferente e encantador. 

A proposta, pois, é a seguinte: escolher uma — e apenas uma — faixa daquele seu disco preferido, o seu disco de cabeceira, e indicar nesta playlist. Conto com a ajuda dos ouvintes radadeiros. Eu vou indicar o meu!

"Ingênuo", de Pixinguinha e Benedito Lacerda, com Jacob do Bandolim e Conjunto Época de Ouro. Faixa do histórico disco "Vibrações", lançado em outubro de 1967 e considerado uma unanimidade no mundo do choro. Até ali, as gravações de choro não primavam propriamente pela organização; os músicos chegavam no estúdio e tocavam como se estivessem numa roda, sem que houvesse um arranjo previamente escrito. Para gravar o repertório de "Vibrações", Jacob ensaiou durante meses com os músicos do Época, escreveu os arranjos contando com a preciosa colaboração de Dino 7 Cordas, único que sabia ler partitura no conjunto. O resultado foi a apresentação em formato quase camerístico de um repertório irrepreensível de temas de Pixinguinha, E rnesto Nazareth, Luiz Americano, Fon-Fon e o novato Joventino Maciel, além do próprio Jacob. Considero "Vibrações" um disco perfeito!

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.