Choro das 3

O nome do regional traduz o universo sonoro de três irmãs instrumentistas de Porto Feliz, interior de SP, já ganhadoras do prêmio da APCA.

Pedro Nakano 30/05/10 21:22 - Atualizado em 30/05/10 21:22

Choro das 3 (da esq. para a direita): Elisa (bandolim, clarinete e banjo), Corina (flauta) e Lia (violão de sete cordas). (Divulgação)

Um pai apaixonado por música e três irmãs que descobriram o incrível universo do choro. Esse é o Choro das 3. O gênero centenário ganha carisma com as meninas que, além de apresentarem uma ou outra composição própria, também fazem releituras de choros clássicos.
 


Choro das 3 é Corina (flauta), Lia (violão de sete cordas), Elisa (bandolim, clarinete e banjo) e Eduardo (pandeiro).

Uma das propostas do grupo é levar ao público jovem um pouco da história do gênero eternizado por Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Em um vídeo, o grupo faz uma divertida homenagem ao passado idílico repleto de bondes, suspensórios, vestidos comportados, chapéus e, claro, choro.
 


Corinha descobriu a flauta logo aos oito anos de idade; Elisa queria um “bandolinho”, e Lia, que sempre gostou de sons graves, ficou com o violão. Após anos admirando os chorões das tradicionais rodas de São Paulo, as irmãs formaram o Choro das 3. O primeiro CD, Meu Brasil brasileiro, conquistou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de 2008, e mostrou que o choro continua vivo, bem representado, e cada vez mais feminino.


Ficha técnica

Onde – Porto Feliz (SP)
Início das atividades – 2002
Som perto de Grupo Cochichando, Nilze de Carvalho, Choronas e Pitanga em Pé de Amora
Estilo – Choro

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.