As cores de Nelson Sargento

Aos 86 anos, parceiro de Cartola compõe, canta, pinta, escreve e sempre inventa uma nova maneira de comemorar seu aniversário.

Lia Machado Alvim 03/08/10 15:52 - Atualizado em 03/08/10 15:52

Nelson Sargento, compositor do clássico \"Agoniza mas não morre\", lançado por Beth Carvalho em 1978. (Divulgação)

Ele compõe, ele canta, ele pinta, ele escreve. Ele tem 86 anos de idade recentemente completados. Se não bastasse, gosta muito de inventar formas novas de trabalhar, tanto para compor, como para comemorar seu aniversário, que aconteceu no dia 25 de julho.

A festa foi comemorada num clube no Rio de Janeiro, o Santa Luzia. Nelson não pensou em seu vasto repertório para apresentar no show que fez para 600 pessoas. Dedicou o espetáculo aos sambas de Nelson Cavaquinho, sambista que no próximo ano será homenageado pelo centenário de seu nascimento. No dia seguinte à festa, Nelson estava feliz e emocionado com as homenagens...
 


Este samba de Cartola e Nelson Sargento se chama “Deixa” e a gravação está num disco que Nelson divide com Elton Medeiros e o grupo Galo Preto, de 1999, Só Cartola.

Há dois anos Nelson Sargento lançou o álbum Versátil. Neste trabalho, o artista inovou apresentando, além do samba, fox-trote, choro, bolero e valsa. O CD traz as recentes parcerias deste compositor, como Maurício Tapajós, Ivone Lara, Agenor de Oliveira e Wagner Tiso, com quem criou uma valsa instrumental ("Rosa Maria, flor mulher").
 


Nelson Sargento escreveu quatro livros: Um certo Geraldo Pereira, uma monografia escrita com Alice Campos, Francisco e Dulcinéia Duarte; Prisioneiro do mundo, em 1994; Samba eu em 2003; e Pensamentos em 2005.

A primeira vez que Nelson Sargento pegou um pincel foi para pintar paredes ainda garoto ao lado de seu padastro, o sambista Alfredo Português, no morro de Mangueira. Ele nem imaginava que décadas depois estaria expondo suas pinturas no Museu da Imagem e do Som e galerias do Rio de Janeiro e de São Paulo.

E como se toda essas atividades não bastassem, Nelson mantém há anos um programa na Rádio Roquete Pinto, no Rio de Janeiro.
 


Nelson Sargento fala de seus planos para este ano e canta “Sinfonia imortal”, primeiro samba que compôs com Agenor de Oliveira, o compositor e empresário musical que passou no “teste” para ser parceiro de Nelson...
 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.