Olivia e Francis, 46 anos depois

Cantora e pianista lembram seus primeiros passos no meio artístico e comentam Almamúsica, o primeiro disco assinado em conjunto.

Lia Machado Alvim 04/07/11 13:40 - Atualizado em 04/07/11 13:40

O casal Olivia e Francis Hime em frente à Rádio Cultura Brasil, em junho de 2011. Ao lado, capa do CD Almamúsica, o primeiro disco conjunto. (Pedro Nakano)

Apenas voz e piano. Foi assim que Olivia e Francis Hime, parceiros na música e na vida, resolveram lançar o primeiro disco conjunto, Almamúsica

Olivia já participou de vários álbuns de Francis. E vice-versa. Ambos produzem discos um para o outro. Mas até agora não haviam se dedicado a um trabalho inteiramente coletivo. 

Francis Hime iniciou sua carreira como músico e compositor nos anos 1960. Estudava engenharia quando conheceu Vinicius de Moraes que, sem cerimônia, disse para sua mãe: “Ô, Dália, tem que botar esse menino pra fazer música; não tem nada que fazer engenharia...”. Em 1963, assinou sua primeira parceria com o poetinha, “Sem mais adeus”.

Francis já assinou canções com mais de 50 letristas. A experiência com a música popular e a erudita, com as quais lidou desde a juventude, criou um ambiente livre para sua composição. Transitar nesses dois mundos acrescentou elementos interessantes e originais à sua produção de composições e também aos seus arranjos.
 


Já Olivia Hime se tornou cantora quando ninguém mais esperava, a não ser o marido Francis, que a encorajava. A estreia em disco se deu em 1978, gravando um compacto simples com "Diana", de Toninho Horta, e a sugestiva "Bela adormecida", de Francis e Carlos Teles. 
 


Olivia e o lançamento do primeiro LP, um álbum que leva seu nome como título, lançado em 1981, contou com produção de Dori Caymmi. A cantora fala como lidou com as críticas que sofreria, afinal, estaria somente cantando por ser comadre Chico Buarque e Marieta Severo, amiga de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e mulher de Francis Hime?
 


Depois de produtora, compositora e cantora, Olivia se torna empresária, diretora artística do selo Biscoito Fino. 
 


O casal fala da concepção do primeiro disco conjunto, detalhado nas faixas dispostas à direita.  
 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.