O susto que o rádio causou no poder

A participação da Rádio Record como porta-voz do Movimento Constitucionalista de 1932 preocupou Getúlio Vargas em relação ao poder mobilizador do novo veículo

Eduardo Weber 08/07/10 14:17 - Atualizado em 24/09/14 12:27

Soldados paulistas que participaram da chamada Revolução Constitucionalista de 1932. (CEDOC FPA)

O Movimento Constitucionalista de 1932 é considerado um marco para o país e para o rádio brasileiro. Para o Brasil, porque forçou a realização de uma assembleia constituinte. Para o rádio, porque mostrou a força do veículo como difusor de ideias e ideais.

A participação da Rádio Record como porta-voz da chamada "Revolução de 32" causou preocupação no governo de Getúlio Vargas em relação ao poder mobilizador do novo meio de comunicação.

Vale ouvir o depoimento do saudoso Fausto Macedo. Na época com 16 anos, alistou-se como voluntário no posto da Rádio Record na capital paulista. Fausto se tornou um dos profissionais mais atuantes no rádio, veículo no qual trabalhou por mais de 60 anos. Inicialmente na própria Rádio Record. Depois passou pela Excelsior, América, Bandeirantes e Cultura, na qual foi chefe da discoteca e produtor dos programas Cantores do Rádio e Musicalidade.

O movimento teve repercussão na vida política e cultural. Em especial, na música. De um lado, os versos da marcha "Passo do soldado", marcha de Marcelo Tupinambá e Guilherme de Almeida, em gravação de Máximo Puglisi com coro e orquestra Cruzeiro do Sul.

De outro, uma das muitas músicas inspiradas na revolução paulista, sempre explorando o humor, como na letra da marcha de João de Barro, "Trem blindado", gravada por Almirante e o Grupo da Guarda Velha.

É bom ler sobre os acontecimentos daquele ano de 1932. Conhecer os personagens. Saber dos desdobramentos. Conhecer um pouco mais da história do Brasil. Foram três meses de luta, de julho a outubro de 1932. As forças federais venceram. O movimento resultou numa nova constituição brasileira, a de 1934.

 


Quando menino, o 9 de julho era feriado. Quando adolescente, dia de trabalho normal. Hoje voltou a ser feriado. É dia de visita ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, o Obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Aproveite, porque nos outros dias do ano ele está fechado.



Ficha técnica das gravações:

Depoimento de Fausto Macedo
Da série O rádio paulista segundo Fausto Macedo
Rádio Cultura, 1997


Gravação de César Ladeira e números musicais
Do LP Revolução de 32 – Uma visão através da música popular
Fundação Roberto Marinho – SESC São Paulo, 1982

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.