Batom Bacaba: Patricia Bastos

Amapaense com orgulho profundo

Teca Lima 05/10/16 11:11 - Atualizado em 05/10/16 11:22

Detalhe da capa do CD "Batom Bacaba", de Patricia Bastos (Divulgação)

Bacaba é nome de palmeira comum na região amazônica. Seu abundante fruto alimenta a população do Amapá e deu origem ao nome da capital do estado – cidade natal de Patricia Bastos. Batom Bacaba batiza o sexto CD da cantora, que desde o início da carreira, se inspira na rica cultura de seu estado para compor seus trabalhos. Assim como no anterior - o belo Zulusa - a direção musical coube a Dante Ozzétti; Du Moreira é o responsável pelos temperos eletrônicos. E também como antes, o Amapá entra como tema e cenário e, claro, em seus variados ritmos, como o marabaixo, o batuque e o cacicó.

Alguns autores que compõem o repertório também já compareciam em Zulusa: Joãozinho Gomes, Paulo Bastos, Enrico de Miceli e Val Milhomen – nortistas como Patrícia e donos de temas que a cantora admirava e tinha vontade de registrar; caso de “Luz de Lampião” (Nilson Chaves e Joãozinho Gomes) - Coração que eu digo é todo aquele chão / Que dor lembrar/ Ah! o brilho dessa gente / Nosso lugar.

Dante Ozzétti e Luiz Tatit, Zeca Baleiro, Renato Rosa e Ronaldo Silva, completam o set-list com canções inéditas, feitas especialmente para ela. Participam os arrepiantes tambores do Trio Manari e a cantora  Ná Ozzétti, dividindo os vocais de “Horizonte” (Dante Ozzétti e Luiz Tatit). Apesar de muitos pontos em comum com Zulusa, Patrícia considera o novo trabalho ainda mais abrangente.


Patrícia Bastos canta bonito. Filha de pai músico e mãe cantora, convive com canções e batuques desde menina e é dona de uma voz incrivelmente afinada e clara. Uma voz orgulhosa de seu lugar, que se coloca a serviço de sua cultura ancestral, e cujos matizes são iluminados pelos produtores Dante Ozzétti e Du Moreira, responsáveis pela sonoridade contemporânea e universal deste Batom Bacaba.


Patrícia Bastos mostra o repertório de Batom Bacaba dia 6 de outubro, no Centro Cultural Rio Verde, a partir das 21h.

Ouça ao final “O batom que não viu” (Paulinho Bastos)

Faixas

01. Loba Boba (Zeca Baleiro / Joãozinho Gomes)
02. Luz de Lampião (Nilson Chaves / Joãozinho Gomes)
03. O Desenho da Cidade (Dante Ozzetti / Luiz Tatit)
04. Mei Mei (Val Milhomem / Joãozinho Gomes)
05. Brisa e Brasa (Dante Ozzetti / Luiz Tatit)
06. Domingo de Páscoa (Paulinho Bastos)
07. Batom Bacaba (Enrico Di Miceli / Joãozinho Gomes)
08. Horizonte (Dante Ozzetti / Luiz Tatit)
09. O Batom que Não Viu (Paulinho Bastos)
10. Tudinho Acesa (Dante Ozzetti / Joãozinho Gomes)
11. Manto d’água (Renato Rosa / Ronaldo Silva)
12. Banto (Paulinho Bastos) 
13. Mameluca (Val Milhomem / Joãozinho Gomes)

Ficha Técnica

Direção Musical: Dante Ozzetti
Produção: Du Moreira e Dante Ozzetti
Projeto Gráfico e Fotos: Gal Oppido, Assistente Skipp Warm
Projeto Natura Musical

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.