Eu Mesmo: Barbara Rodrix

Filha do compositor e produtor Zé Rodrix lança primeiro álbum

Teca Lima 15/12/16 10:57 - Atualizado em 15/12/16 12:06

Detalhe da capa do CD "Eu Mesmo", de Barbara Rodrix (Victor Soldano)

“Tive que esquecer/ Me desprender/ chorar ate doer o coração/ Sofrer até gastar a solidão”.

Estes são os versos iniciais do CD Eu mesmo, de Barbara Rodrix. A faixa-título fala da busca de uma cantora por uma identidade própria e da superação de uma dor. Filha do compositor e produtor Zé Rodrix, falecido em 2009, Barbara começou cedo a usar a voz nos jingles publicitários que o pai fazia em seu estúdio e já havia registrado sua voz e suas composições em um primeiro trabalho feito quanto tinha 14 anos, mas que nunca foi lançado.


A produção de Eu mesmo coube a Breno Ruiz e os arranjos elegantes, de Breno e Barbara, deixam a voz delicada da cantora em primeiríssimo plano, evidenciando a afinação e a boa dicção. A formação característica do jazz e do blues, de piano, baixo e bateria compõe a base; um violoncelo, uma gaita, ou um clarinete comparecem aqui e ali, sem jamais comprometer a suavidade do todo.  Em algumas canções, Bárbara canta acompanhada apenas de um violoncelo ou de uma guitarra.


As canções são em sua maioria autorais, com os parceiros Ricardo Soares, Paulo Novaes, Bruna Caram, Elder Braga e Luiza Possi, que participa no disco.

Da lavra de seu pai, Barbara escolheu duas canções: “Olhos Abertos”, gravada por Elis Regina em 1972, e o blues “Eu não sei falar de amor”, registrada pelo próprio Rodrix em 1976. A convivência intensa e extrema admiração entre os dois extrapolou a relação pai/filha e o compositor é uma de suas principais referências.

Barbara parece segura desse caminho descoberto após um período de dor e busca, que por sua vez se mostra promissor com este trabalho inaugural permeado de canções que tem potência e delicadeza. Um belo disco e ótima surpresa pra este quase findo 2016.

Faixas

01. Eu Mesmo (Paulo Novaes)
02. Venha (Barbara Rodrix / Luiza Possi)
03. Ainda Assim (Barbara Rodrix / Ricardo Soares)
04. Eu Não Sei Falar de Amor (Zé Rodrix / Felipe)
05. É, Foi Você (Barbara Rodrix / Luiza Possi) Part. Luiza Possi
06. Rãzinha Blues (Lony Rosa)
07. Nossos Olhares Se Cruzam (Barbara Rodrix / Elder Braga)
08. Minha Companhia (Barbara Rodrix / Luiza Possi)
09. Tanto Faz (Barbara Rodrix / Paulo Novaes / Bruna Caram)
10. Olhos Abertos (Zé Rodrix / Guarabyra)

Ficha Técnica

Produção Musical: Breno Ruiz
Fotografia: Morgana Grindel e Marco Trindade
Direção de Arte: Marco Trindade (More Studio)
Capa (Pintura): Newton Mesquita
Produção Executiva: Barbara Rodrix e Maíra Cessa
 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.