Luiza Lian

Disco de estreia da cantora e compositora tem repertório eclético e letras confessionais

Teca Lima 14/05/15 11:44 - Atualizado em 14/05/15 12:11

Detalhe da capa do disco "Luiza Lian". (Divulgação)

Uma banda poderosa acompanha Luiza Lian em seu disco solo de estreia. É essa boa barulheira que se ouve assim que começa a rolar o CD com “Chororô”, música de sua autoria que abriu os trabalhos de divulgação do disco. O primeiro single disponibilizado já mostra o clima cheio de referências diversas. A canção é uma louvação a Oxum e mostra o diálogo com a cultura afro-brasileira, em sonoridade pesada, de gritos e guitarras estridentes. “Protetora”, de Gê Marques, é a outra em homenagem a orixá.



O repertório eclético traz rock, blues, timbres psicodélicos, ritmos africanos, baladas e até um bolerão – “Linda, Linda” - uma das composições de Luiza em que o feminino é o tema. Em letras confessionais, ela mostra memórias afetivas e diz o que pensa sem medo. A voz é encantadora e muito particular – clara, cortante e cheia de personalidade.

Luiza cresceu ouvindo os pais tocando e cantando e morou parte da vida em Trancoso, o paraíso baiano. As canções do disco, que demorou três anos para ser preparado, vem desde esse tempo, quando começa o seu despertar para a música. Além de suas próprias, Luiza incluiu três composições do pai, Gê Marques, que eram cantadas pela mãe Fabiana.



Os arranjos coletivos foram criados pela cantora e pelos músicos da banda, todos colegas no selo Risco: Tim Bernardes (guitarra), Guilherme d'Almeida (baixo), ambos do Terno; Tomás de Souza (piano, teclado e sanfona) e Charles Tixier (bateria e MPC), de Charlie e os Marretas; além de Juliano Abramovay, das bandas Grand Bazaar e Orkestra Bandida (violão, guitarra e viola).

E se o início traz um ruidoso banho de cachoeira, para o final é reservado momento dos mais delicados. Uma lírica canção da própria Luiza que descreve um doce banho ao luar:

“Quanto mar ô luar/ quanto brilho que me leva a nadar/ no seu trilho...”



Luiza apresenta o repertório do disco em show no dia 15 de maio, 21h, na Casa do Mancha: Rua Filipe de Alcaçova, s/n, Vila Madalena.

O CD está disponível para ouvir e baixar em luizalian.com.br.

Faixas:

01. Chororô (Luiza Lian)
02. Me Tema (Barbara Malavóglia)
03. Ônibus Lotado (Gê Marques)
04. Protetora (Gê Marques)
05. Coroa de Flores (Luiza Lian)
06. Falador (Luiza Lian)
07. Gula (Beto Bianchi, Gê Marques)
08. Linda, Linda (Luiza Lian)
09. A Luz da Vela (Beto Bianchi, Gê Marques)
10. Escuta Zé (Gê Marques)
11. Jardim (Luiza Lian)
12. Mississipi (Luiza Lian)
13. Luar (Luiza Lian)

Selo Risco
Arte: Maria Cau Levy

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.