Ná e Zé: Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik

Novo álbum celebra 30 anos do encontro da “dupla”

Teca Lima 09/04/15 14:24 - Atualizado em 10/04/15 11:04

Detalhe da capa do disco Ná e Zé, de Zé Miguel Wisnik e Ná Ozzetti (Arte: Reprodução / Foto: Divulgação)

Em 1988, Ná Ozzétti gravava seu primeiro disco solo, depois da experiência no vanguardista e genial grupo Rumo. Quatro composições de Zé Miguel Wisnik fazem parte daquele repertório. O momento inaugural da “dupla”, porém, que agora é celebrado em seus 30 anos, se dá na cerimônia de casamento do compositor com a artista plástica Laura Vinci, em que Ná canta “Louvar” – música de Wisnik para versos de Cacaso, incluída agora no CD Ná e Zé.

De lá pra cá, suas carreiras seguem paralelas, mas seus caminhos, repletos de afinidades, se cruzam em várias momentos, em shows ou discos. O recente lançamento, com ares de reencontro, vem coroar o afinado diálogo entre o compositor e pianista e sua maior intérprete.

São 14 composições de Wisnik feitas de 1978 a 2014, entre inéditas e releituras, com os parceiros/poetas Paulo Neves, Paulo Leminski, Alice Ruiz e Marina Wisnik, incluindo duas já gravadas por Ná naquele disco primeiro: “A olhos nus” e “Orfeu”.

Wisnik mostra novamente sua grande sensibilidade e competência para transformar poema em canção e cria músicas para versos de Oswald de Andrade, Fernando Pessoa, Cacaso e o citado Leminski.

A produção musical coube ao multiinstrumentista Márcio Arantes. Wisnik toca piano em todas as faixas e canta em algumas, e a banda base, de feras, tem Guilherme Kastrup (bateria, percussão e MPC), Sérgio Reze (bateria e gongos melódicos) e  Swami Jr. (violões e baixo). Como convidados especiais estão Arnaldo Antunes, Guilherme Held, Gui Amabis, Marcelo Jeneci e o maestro baiano Letieres Leite.

O álbum Ná e Zé é esse misto de poesia e elegância em belas canções de Zé Miguel Wisnik nas interpretações preciosas de Ná Ozzétti – alegre cigarra. Encontro que é puro encanto.

No site naeze.com.br é possível fazer o download gratuito do álbum, que chega às lojas em 19 de abril.

Faixas:

1. Gardênias e Hortênsias (Zé Miguel Wisnik sobre poema de Paulo Leminski)
2. Sim, sei bem (Zé Miguel Wisnik sobre poema de Fernando Pessoa) 
3. Alegre Cigarra (Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves) 
4. Miragem (Zé Miguel Wisnik e Marina Wisnik) 
5. Som e Fúria (Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves)
6. Momento Zero (Zé Miguel Wisnik)
7. Sinal de Batom (Zé Miguel Wisnik e Alice Ruiz)
8. Noturno no Mangue (Zé Miguel Wisnik sobre poema de Oswald de Andrade) Part. Arnaldo Antunes. 
9. A olhos nus (Zé Miguel Wisnik) 
10. Orfeu (Zé Miguel Wisnik)
11. A noite (Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves)
12. Sinais de Haikais (Zé Miguel Wisnik e Paulo Leminski) 
13. Tudo vezes dois (Zé Miguel Wisnik)
14. Louvar (Zé Miguel Wisnik sobre poema de Cacaso)

Produção: Márcio Arantes
Direção artística: Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik
Projeto gráfico: Teresa Maita
Fotos: Luiz Romero

No destaque você ouve “Miragem”, música de Wisnik para versos da filha Marina Wisnik, que incluiu a composição em seu primeiro CD, de 2011.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.