O clássico violão popular brasileiro: Duo Assad

Novo trabalho conta a história do violão no Brasil

Teca Lima 23/04/15 14:10 - Atualizado em 23/04/15 16:40

Detalhe da capa do disco O clássico violão popular brasileiro, de Sérgio e Odair Assad (Reprodução / Divulgação)

O Duo Assad está completando 50 anos de uma carreira marcada pelo virtuosismo e o reconhecimento mundial. O marco inicial é uma apresentação da dupla de jovens violonistas no programa Bossaudade, em 1965, apresentado por Elizeth Cardoso e Ciro Monteiro, em que os irmãos se apresentaram com Jacob do Bandolim, deixando bastante impressionado o mestre do choro.

A data é celebrada com o lançamento do CD O clássico violão popular brasileiro, além de uma turnê por treze cidades brasileiras e, a partir de maio, pelos Estados Unidos. Sérgio e Odair Assad começaram a tocar juntos ainda jovens. Hoje vivem em continentes diferentes e se encontram para gravações e shows, momento de afinar a enorme sintonia entre eles.

Embora tenham formação clássica, ao longo da carreira vem se dedicando a um repertório que transita com tranquilidade pela cada vez mais tênue fronteira entre o erudito e o popular. O título do novo trabalho já antecipa a ideia. O clássico violão popular brasileiro tem no repertório composições de alguns dos maiores representantes do violão no Brasil. São obras de Garoto, João Pernambuco, Canhoto, Dilermando Reis, Luis Bonfá, Baden Powell, Paulo Bellinati, Paulo Porto Alegre, Maurício Carrilho, Egberto Gismonti e o próprio Sérgio Assad – nomes que exploraram com maestria este que é o instrumento-símbolo da música brasileira.

O duo presta homenagem também a Heitor Villa Lobos. Do célebre compositor, que nunca escreveu para dois violões, os irmãos apresentam a transcrição feita por eles de “Choros nº 5 - Alma Brasileira”. E de outro grande maestro, Radamés Gnattali, executam o belo arranjo de “Uma Rosa para Pixinguinha”, deixada para eles por Radamés e que permanecia inédita até este lançamento.

Após cinco décadas de atividades, Sérgio e Odair Assad são considerados pela crítica internacional uma das principais referências em duos de violões no mundo e com o álbum O clássico violão popular brasileiro prestam um belo tributo aos mestres, ao mesmo tempo em que revelam um pouco da evolução histórica do violão brasileiro.

Faixas:

1. Interrogando (João Pernambuco)
2. Abismo de Rosas (Canhoto)
3. Choro No.5 - Alma Brasileira (Heitor Villa Lobos)
4. Extratos - Jorge do Fusa, Gente Humilde, Lamentos do Morro (Garoto)
5. Dois Destinos (Dilermando Reis)
6. Tempo Feliz (Baden Powell)
7. Saudosa (Mauríci Carriho)
8. Tombeau de Messiaen (Paulo Porto Alegre)
9. Jongo (Paulo Bellinati)
10. Manhã de Carnaval (Luis Bonfá)
11. Contos de Cordel (Egberto Gismonti)
12. Uma Rosa para Pixiguinha (Radamés Gnattali)
13. Moracaípe (Sérgio Assad)
14. Palhaço (Egberto Gismonti)

Direção artística: Sérgio e Odair Assad
Realização: Antares
Gravado na Sala de Concertos da Academizaal Sint-Truiden, Bélgica.
Patrocínio: Petrobrás

Destaque para a faixa “Jongo”, tema de Paulo Bellinatti.
 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.