Para Além do Muro do Meu Quintal: Fred Martins

Artista lança o primeiro disco solo gravado na Europa

Teca Lima 13/08/15 12:19 - Atualizado em 13/08/15 12:20

Detalhe da capa do álbum Para Além do Muro do Meu Quintal, de Fred Martins (Divulgação)

O cantor e compositor Fred Martins deixou o Brasil há cinco anos para viver na Galícia, próximo às terras sagradas de Santiago de Compostela, e agora lança seu primeiro disco solo gravado na Europa, em Lisboa: Para Além do Muro do Meu Quintal. A produção coube ao pianista e arranjador açoriano Paulo Borges.

O repertório privilegia as canções de Fred que marcaram sua carreira, já gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Renato Braz, que participa aqui na faixa de abertura, a inédita “Terras do sem fim” (Fred e Roberto Bozzetti). Só temas autorais, escritos com parceiros como Marcelo Diniz (o mais frequente), Manoel Gomes, Fred Girauta, Roberto Bozzell, Alexandre Lemos e Francisco Bosco.

A sonoridade mostra um pouco da experiência do artista na Europa, incluindo a participação em inúmeros festivais por lá, e une à linguagem de suas composições, tão brasileiras, elementos da música ibérica, como o uso do cumbus (instrumento de corda de origem turca, tocado pelo próprio Fred) e a participação de músicos da Espanha, Argentina, Angola, Portugal, Brasil, além da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira em “O samba me diz”.

Os arranjos enxutos são acústicos ou eletroacústicos e dão espaço para violoncelo, acordeom, guitarra portuguesa e castanholas. Tudo na medida, sem floreios nem firulas, realçando a beleza das canções e a poesia que permeia o trabalho do compositor.

O canto de Fred, sempre suave, emociona em temas como “Poema Velho” (Fred e Manoel Gomes) ou “Noite de São João” (versos de Fernando Pessoa, musicados por ele). Destaque ainda para as conhecidas “Novamente” (Fred Martins e Alexandre Lemos), “Flores” e “Tempo Afora” (Fred e Marcelo Diniz), recriadas com capricho e sutileza.

Ouça abaixo a elegante simplicidade de “Meu Silêncio”, voz e violão de Fred Martins.

Faixas:

01. Terras do Sem-Fim (Fred Martins / Roberto Bozzeti) - part. Renato Braz
02. Novamente (Fred Martins / Alexandre Lemos)
03. Noite de São João (Fred Martins, Sobre o Poema de  Alberto Caeiro)
04. Flores (Fred Martins / Marcelo Diniz)
05. Meu Silêncio (Fred Martins / Fred Girauta)
06. O Samba Me Diz (Fred Martins / Marcelo Diniz) - part. Nancy Vieira
07. Poema Velho (Fred Martins / Manoel Gomes)
08. Telefonema (Fred Martins / Marcelo Diniz)
09. Sem Aviso (Fred Martins / Francisco Bosco)
10. Tempo Afora (Fred Martins / Marcelo Diniz)
11. Depressa a Vida Passa (Fred Martins / Marcelo Diniz)

Ficha Técnica:

Produção Musical: Paulo Borges
Gravação: Rui Guerreiro e André Tavares – Atlântico Blue Studios (Lisboa)
Desenho Gráfico: P. Pastor

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.