Partir: Fabiana Cozza

Cantora evoca a ancestralidade africana em novo disco

Teca Lima 30/06/15 11:52 - Atualizado em 30/06/15 12:54

Detalhe da capa do CD "Partir", de Fabiana Cozza. (Divulgação)

São dois universos que se fundem em Partir, novo álbum de Fabiana Cozza: África e Bahia. A cantora paulistana, que tem seu nome geralmente associado ao samba, gênero que tem predominado em seus trabalhos desde o primeiro disco lançado em 2004, se volta agora para o mar, os orixás, a rítmica e as raízes africanas, por meio da Bahia.

O repertório traz composições dos baianos Vicente Barreto, Tiganá Santana e Roberto Mendes – este último comparece com cinco canções em parcerias diversas. A ideia inicial era fazer o disco inteiro com obras do santamarense, mas o projeto tomou outros rumos. A cantora chegou a visitar Santo Amaro da Purificação e Cachoeira, no recôncavo baiano, e a viagem inspirou o conceito do disco.

A faixa de abertura, “Velhos de Coroa”, é composição do mineiro Sérgio Pererê. “Entre o Mangue e o Mar”, de Alzira E e Arruda, remete às mornas caboverdianas, embalada pelos belos violões de Swami Jr e Jurandir Santana. “Chicala”, do carioca João Cavalcanti, cita o semba de Angola: “é por aqui que desenterro o ouro da alma brasileira”. Outros mares, outras Áfricas.

De Tiganá Santana, artista que tem a África na alma e no canto, Fabiana canta “Mama Kalunga” e a comovente “Le Mali Chez La Carte Invisible”. Há ainda composições do paraense Leandro Medina e da gaúcha Gisele de Santi.

A direção musical coube ao sempre competente Swami Jr. Os elegantes arranjos valorizam e colocam em primeiro plano a voz sempre forte e exuberante de Fabiana, que aqui se apresenta mais serena, delicada, mas não menos carregada de sentimento.

E foi a baiana de Santo Amaro, Maria Bethânia, quem escreveu o texto do encarte, dando suas bênçãos a essa excepcional cantora, de inegável talento e sensibilidade: “você sempre canta bonito, sempre usando com maestria seu timbre, alcance vocal, apuro nas notas, caprichosa na escolha dos músicos. E mais do que tudo isso, eu gosto que você cante sua música, livre.”

Em Partir, Fabiana vai ao fundo da Bahia para o mundo encantar.

Faixas:

01. Velhos de Coroa (Sérgio Pererê)
02. Entre o Mangue e o Mar (Alzira E / Arruda)
03. Chicala (João Cavalcanti)
04. Roda de Capoeira (Vicente Barreto / Paulo César Pinheiro)
05. Le Mali Chez La Carte Invisible (Tiganá Santana)
06. Orixá (Roberto Mendes / Jorge Portugal)
07. Teus Olhos em Mim (Roberto Mendes / Nizaldo Costa)
08. Não Pedi (Roberto Mendes / Nizaldo Costa)
09. Fim da Dança (Vidal Assis / Moyséis Marques)
10. Mama Kalunga (Tiganá Santana)
11. Voz Guia (Roberto Mendes / Jorge Portugal)
12. É do Mar (Gisele De Santi)
13. Borzeguita (Leandro Medina)
14. Seu moço (Roberto Mendes / Hermínio Bello de Carvalho)

Ficha Técnica:

Concepção Artística: Fabiana Cozza, Swami Jr. e Marcelino Freire
Direção musical: Swami Jr.
Músicos: Swami Jr., André Mehmari, Douglas Alonso, Felipe Roseno, Jurandir Santana e Marcelo Mariano

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.