Porcelana: Alaíde Costa e Gonzaga Leal

Artistas dividem álbum que celebra a amizade e a delicadeza

Teca Lima 25/02/16 15:43 - Atualizado em 25/02/16 15:48

Detalhe da capa do CD "Porcelana", de Alaíde Costa e Gonzaga Leal (Georgia Branco)

O CD Porcelana é resultado da amizade de mais de dez anos e da admiração mútua de dois grandes intérpretes: Alaíde Costa e Gonzaga Leal - vozes distintas numa bonita sintonia que harmoniza, em especial, na delicadeza e no refinamento, como sugere o título.

O registro foi feito em Recife, terra de Gonzaga Leal - cantor de formação lírica e popular, e que costuma escolher a dedo suas parcerias para discos e shows. Ele falou sobre cantar com Alaíde Costa.



O cuidado e a coerência na escolha de repertório ao longo da carreira é outra marca que os aproxima. Para este trabalho a dupla elegeu compositores de diferentes épocas e lugares. De Capiba a João Cavalcanti, passando por Caetano Veloso, Zé Miguel Wisnik, Socorro Lira e Consuelo de Paula, para citar alguns. De Portugal vêm duas canções. O poeta Tiago Torres da Silva, autor de uma delas, escreve no belo texto da capa sobre o enorme prazer de ouvir seus versos na voz da cantora: “não pode haver maior alegria do que ver as minhas palavras subirem ao trono majestoso que é o canto de Alaíde”.

Canções que deixam transparecer similaridades, diferenças e o belo casamento entre o canto de Alaíde e Gonzaga; além do fato de discorrerem, de alguma forma, sobre o próprio encontro.



Alaíde, dama da nossa canção, uma das mais originais e importantes vozes do cancioneiro nacional, completou em dezembro 80 anos de vida e 60 de carreira. O CD Porcelana surge nesse momento de celebração de uma trajetória marcada pela coerência, pela não concessão ao mercado ou aos ditames de gravadoras; o que acabou resultando em uma discografia menos numerosa do que seu talento mereceria. Mas Alaíde está feliz e acalenta um sonho - oxalá se realize!





PORCELANA

Faixas:

01. Medley: Oiá (Cantiga de Sasanhe) Omi Imalé (Sérgio Pererê / Domínio Público)
02. Meu Amor Abre a Janela (Tiago Torres da Silva / Armando Machado)
03. Delicado (Socorro Lira)
04. Em Tempo (João Cavalcanti)
05. Fim do Ano (Zé Miguel Wisnik / Swami Junior)
06. Bem-me-quer (Consuelo de Paula / Rubens Nogueira / Luiz Salgado)
07. Divinamente Nua, a Lua (Orlando Morais / Caetano Veloso)
08. O Meu Menino é D’oiro (Zeca Afonso)
09. Água Doce no Mar (Consuelo de Paula / Socorro Lira)
10. Quando Se Vai Um Amor (Capiba)
11. Solidão (Alceu Valença)
12. Porcelana (Moisés Santana)
13. Frevo do Contra-êxodo (João Cavalcanti)

Ficha Técnica:

Produção: Leal Produções Artísticas, Paó Produção e Comunicação
Produção Executiva: Jorge Féo
Produção Musical, Direção Musical e Regência: Cláudio Moura
Fotografia: Georgia Branco
Realização: Leal Produções Artísticas

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.