Remanso: Levi Ramiro

Temas instrumentais para viola caipira, viola dinâmica e cabacítara

Teca Lima 28/10/15 15:52 - Atualizado em 29/10/15 11:36

Detalhe da capa do CD "Remanso", de Levi Ramiro (Divulgação)

Levi Ramiro é músico, compositor, artesão e um dos maiores nomes da viola caipira nos dias de hoje. Instrumento descendente das violas portuguesas, que é fabricado e tocado com inúmeros nomes, formatos e timbres por todo o país, a viola tornou-se “um dos porta-vozes de um Brasil Interior”, como definiu o especialista Ivan Vilela.

Autodidata, Levi começou a vida musical tocando violão, até descobrir o rico universo da viola caipira, que elegeu como instrumento principal e começou a fabricar.

Natural da pequena cidade de Uru, na região de Bauru, SP, Levi hoje mora em Pirajuí. E é lá, na paz do seu recanto interiorano, que ele trabalha madeiras e outros elementos como a cabaça, para confeccionar, de um jeito livre, seus belos instrumentos.


O CD Remanso, oitavo de sua carreira, nasce do encantamento pela viola dinâmica, confeccionada pelo amigo Luciano Queiroz. O sistema ressonador do instrumento reproduz um som metálico e amplificado, que, junto com a cabacítara, fabricada pelo próprio Levi e tocada por Ricardo Vignini, imprime a alguns dos temas belos toques orientais.

Os temas instrumentais de Remanso são quase todos de autoria do próprio Levi, dois deles já presentes no seu primeiro disco, lançado em 1997, além de composições de Luiz Kur e Zeca Collares. A rica instrumentação inclui, além das violas dinâmica, de cabaça e cabacítara; sanfona, rabeca, flauta, percussão e berrante.

Conheci Levi Ramiro por conta de sua canção “Viola” – para mim, um dos mais emocionantes temas feitos para o instrumento; beleza de melodia para versos como estes: “machado cortou madeira/ derrubou ela no chão/ um pedaço virou casa/ o outro foi pro fogão/ meu pedaço é a viola/ que chora na minha mão.”

Levi Ramiro é legítimo representante de uma arte que evoca um rico universo cultural ligado aos nossos espaços naturais de simplicidade e múltiplos encantos. Os variados coloridos melódicos e harmônicos desse Remanso soam bonito como a preciosa voz de um rio.

Faixas:

01. Galope Beira Corgo (Levi Ramiro)
02. Remanso (Levi Ramiro)
03. Comitiva do Corrêa (Levi Ramiro)
04. Madrugadas Solitas (Luiz Kur)
05. Entardecer (Zeca Collares)
06. Estiva Grande (Levi Ramiro / Zé Esmerindo)
07. Piedade (Levi Ramiro / Júlio Santin)
08. Shai (Levi Ramiro)
09. Dias na Canastra (Levi Ramiro)
10. Pitoco (Levi Ramiro)
11. Beijo Agreste (Levi Ramiro) *Trecho de Boca de Espera (Paulo Gabiru)
12. Vanuíre (Levi Ramiro)
13. Gibão (Levi Ramiro) - Vaquejada (Levi Ramiro)

Ficha Técnica:

Produção e Direção: Levi Ramiro
Músicos: André Rass - Percussão; Edu Guimarães - Sanfona; Esdras Rodrigues - Rabecas; Esther Alves - Flauta; Levi Ramiro - Viola Dinâmica - Cebolão D, Viola de Cabaça - Rio Abaixo A na faixa 8 e Violão nas faixas: 02,10 e 11; Marcos Azevedo - Violão nas faixas: 04 e 11; Mariano da Viola - Berrante na faixa: 03; Ricardo Vignini - Cabacítara na faixa: 01; Zé Esmerildo - Violão na faixa: 06 e arranjo para rabeca na faixa: 03
Fotos: Esteves e Levi Ramiro
Projeto Gráfico: Kátya Teixeira
 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.