Selvagem: Mariano Marovatto

Resistência de uma memória

Teca Lima 19/09/16 14:13 - Atualizado em 19/09/16 14:19

Detalhe da capa do CD "Selvagem", de Mariano Marovatto (Foto: Reprodução Youtube)

A faixa que abre o terceiro CD de Mariano Marovatto é uma cantiga entoada pelos cangaceiros do bando de Lampião - mortos em Angicos, em 1938. Este é também o ano chave das célebres pesquisas folclóricas do escritor Mário de Andrade, que mapeou os sertões recolhendo preciosidades da cultura popular.

Neste novo trabalho, Selvagem, Mariano alterna canções tradicionais brasileiras e portuguesas, que encontrou justamente em trabalhos de etnomusicólogos daqui e de lá. (Lembrando que Mariano é também pesquisador e arquivista literário, tendo sido responsável por trabalhos de pesquisa e organização de acervo relacionados ao escritor e compositor Cacaso e à poeta Ana Cristina Cesar. É doutor em literatura brasileira pela PUC-Rio.)

Selvagem traz temas desconhecidos de nosso imaginário, recolhidos entre 1938 e 1985, que Mariano retoma ao seu modo, sem qualquer intenção de resgate - prefere falar em resistência de uma memória: "A história que Selvagem pretende contar é talvez apenas uma versão, apenas alguns fragmentos de cantigas quaisquer cantadas, por acaso, em português e, que por alguma razão, sobreviveram ao ano de 2016".

A extrema simplicidade marca o CD que tem como único acompanhamento à voz de Mariano, a guitarra despida de qualquer efeito do amigo Pedro Sá, além da participação da cantora japonesa Ami Yamasaki.

O repertório enxuto traz apenas oito temas breves de origem paraibana, transmontana, beiroa e pancararu, como ele mesmo conta. Trabalho ao mesmo tempo ousado, original e delicado, Selvagem toca a gênese da nossa língua e produz aquelas sensações misteriosas e agradáveis do encontro com a ancestralidade.

Ouça ao final “Embarquei para Portugal” (originalmente um reisado, registrado em Souza-PB) que faz a conexão entre o nordeste do Brasil e o norte de Portugal – origens dos antepassados de Mariano – e alude à mudança de residência do compositor do Rio de Janeiro para Lisboa.

Faixas:

01. Lampião
02. Lá Cima Ao Castelo
03. Agora Baixou o Sol
04. Embarquei Para Portugal
05. Casinha de Bambuê
06. O Perdigão
07. Chamada de Aricuri
08. Mineta
* Todas as faixas são temas tradicionais

Ficha Técnica:

Arte: Tomás Cunha
Fotos: Rodrigo Alcon Quintanilha
Design: Philippe Leon

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.