Tropix: Céu

Quarto registro em disco mostra influência do pop eletrônico

Teca Lima 19/04/16 13:07 - Atualizado em 20/04/16 08:47

Detalhe da capa do CD "Tropix", de Céu (Divulgação)

Para seu quarto CD Tropix, a cantora e compositora Céu criou dez novos temas, inspirada no pop dos anos 80 e 90, de bandas como Kraftwerk, Tame Impala e a paulistana de pós-punk Fellini. Do grupo de Thomas Pappon, ela pinçou “Chico Buarque Song” e recria lindamente a canção.

Produzido pelo baterista Pupillo e o tecladista francês Hervé Salters, o novo disco traz o predomínio absoluto das texturas eletrônicas que embalam os ritmos diversos (da disco music ao bolero), a voz original, as letras de atmosfera noturna, romances e paisagens paradisíacas. (Ouça ao final “Varanda Suspensa”)

Em recente entrevista, Céu explica a estética e conceito em Tropix: “Uma espécie de união da tropicalidade brasileira com o vintage  e digital-pixel".
A instrumentação enxuta conta com a banda base formada pela bateria de Pupillo, o baixo de Lucas Martins e os teclados de Hervé Salters. Em participações especiais: Tulipa Ruiz e Pedro Sá.

Para o jornalista Alexandre Matias, que escreve o release do disco:Tropix é um mergulho neste universo de texturas artificiais que atravessa diferentes experimentos sônicos da segunda metade do século passado: o trip hop dos anos 90, a discoteca do final dos anos 70, o R&B dos anos 80, o casamento do hip hop com a música eletrônica. No entanto, não é uma viagem no tempo. O novo disco de Céu é um olhar do século 21 e traça uma genealogia pessoal de um mundo musical específico, um processo semelhante à viagem jamaicana feita em seu disco-irmão Vagarosa.

A arte refinada da capa e encarte tem fotografia de Luiz Garrido e design de Renan Costa Lima e mostra a cantora, sem dúvida um dos maiores nomes da música atual, olhando de frente pro seu ouvinte, segura de seu caminho, que se amplia e ganha criativos contornos a cada novo trabalho.

Lançamento em São Paulo: Sesc Pompéia 28/04 a 30/04



Faixas:

01. Perfume do Invisível (Céu)
02. Arrastar-te-ei (Céu)
03. Amor Pixelado (Céu)
04. Varanda Suspensa (Céu/Hervé Salters)
05. Pout-pourri: Etílica (Céu) / Interúdio (Céu/Hervé Salters) – Part. especial: Tulipa Ruiz
06. A Menina e o Monstro (Céu)
07. Minhas Bics (Céu)
08. Chico Buarque song (Ricardo Salvagni/Carlos Adão Volpato/Jair Marcos Vieira/Thomas Kurt Georg Pappon)
09. Sangria (Céu/Lira)
10. Camadas (Céu/Fernando Almeida)
11. A Nave Vai (Jorge Du Peixe)
12. Rapsódia Brasilis (Céu)

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.