Uma Voz Um Piano: Evinha

Sintonia e suavidade de cantora e maestro

Teca Lima 02/09/16 12:22 - Atualizado em 02/09/16 12:31

Detalhe da capa do CD "Evinha - Uma Voz Um Piano", de Evinha (Divulgação)

Alguém cantando longe daqui... Com esse verso da canção de Caetano Veloso, Evinha abre o CD Uma voz um piano e isso não é à toa. A cantora carioca vive há quase quatro décadas na França, para onde foi depois do casamento com o pianista e compositor francês Gérard Gambus. E é o parceiro quem produz e acompanha Evinha neste CD – o primeiro de inéditas da carreira solo em 17 anos.

A ideia partiu do produtor e pesquisador Tiago Marques Luiz – que tem um apreço especial por vozes femininas e já produziu discos de nomes como Célia, Alaíde Costa e Claudette Soares. Tiago sugeriu ao casal Evinha e Gérard essa formação nunca antes registrada em disco.


O repertório de Uma voz um piano apresenta músicas inéditas de Ivan Lins, Abel Silva, Dalto, Fernando Brant, e do próprio Gérard Gambus, compostas especialmente para ela, mas há espaço também para uma volta aos velhos tempos da cantora com seus maiores sucessos: “Casaco marrom” (Renato Correa, Danilo Caymmi, e Guarabyra); “Cantiga por Luciana” (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós) e “Teletema” (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar). Esta última Evinha interpretou aos 18 anos em um festival na Grécia, conquistando o segundo lugar. A dupla Adolfo/Gaspar, que não compunha junto deste os anos 1970, fez “Meu canto” especialmente para o novo CD. Entre as releituras, destaque para a setentista canção de Zé Rodrix “Ilha Deserta” (ouça ao final).


Aos 64 anos, a carioca Evinha conserva o brilho e a beleza na voz, revelados lá nos anos 1960 no Trio Esperança, que, aliás, segue ativo tendo na formação atual Evinha e as irmãs Mariza e Regina, que também vivem na Europa.


Uma voz um piano foi lançado este ano em show no Rio de Janeiro e Evinha volta pra apresentar-se no Sesc Pompeia, dias 24 e 25 de setembro.


A formação clássica e delicada do novo trabalho não deixa dúvidas sobre o vigor na voz e a sensibilidade interpretativa de Evinha, realçados pela sintonia com o piano de seu maestro e parceiro de vida e de música.


Faixas:

01. Alguém Cantando (Caetano Veloso)
02. Ilha Deserta (Zé Rodrix)
03. Lição de Amor (Dalto / Fernando Brant)
04. Do Jeito Que Você Tem (Ivan Lins / Eduardo Gudin)
05. Foi de Graça (Renato Corrêa / Guarabyra)
06. Ponte Entre Rio e Paris (Gérard Gambus / Carlos Colla)
07. Aprender Com o Mar (Ivan Lins / Abel Silva)
08. Caminho da Razão (Bach / Arr.: Gérard Gambus / Eva Gambus)
09. Teletema (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
10. Cantiga Por Luciana (Edmundo Souto / Paulinho Tapajós)
11. Em Cima da Hora (Gérard Gambus)
12. Virou Lágrimas (Luiz Wagner)
13. Meu Canto (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
14. Casaco Marrom (Renato Corrêa / Danilo Caymmi / Guarabyra)

Ficha Técnica:

Produção: Gérard Gambus
Produção Executiva: Des Arts
Design Gráfico: Raphael Imenes
Fotos: Robson Galdino (Maison Minigam)
 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.