A Rádio Cultura Brasil inicia o mês com muitas novidades

A programação da emissora traz novos programas, novas vozes e novas séries.

Redação 27/04/17 14:28 - Atualizado em 02/05/17 16:28

(Foto: Nadja Kouchi)

Sempre com a intenção de valorizar a produção da música brasileira, a Rádio Cultura Brasil começa o primeiro de maio com novo programa às 6 da manhã.


Música Regional Brasileira
De segunda a sábado, às 06h00.

A música sertaneja de raiz, com sua variedade temática e rítmica, produzida predominantemente na região Sudeste, tem especial destaque na Rádio Cultura Brasil no programa de Madeleine Alves, Música Regional Brasileira.

Diariamente Madeleine apresenta gravações de intérpretes de várias gerações. Nomes como os de Inezita Barroso, Tonico e Tinoco e de Helena Meireles, dividem a seleção musical com Almir Sater, Conversa Ribeira, Cláudio Lacerda e Cris Aflalo. Todos com o mesmo propósito: divulgar a música de raiz.


No mesmo dia, às 15 horas, a Rádio Cultura Brasil estreia um novo programa apresentado por Francisco Fernandes.

Grêmio Cultura
De segunda a sexta-feira, às 15h00.

O novo programa da Rádio Cultura Brasil é exclusivamente voltado à produção musical brasileira e traz playlists diárias, entrevistas, agenda cultural e o que mais couber! O apresentador Francisco Fernandes avisa: “A programação musical busca misturar o que está acontecendo no momento, sempre de olho no que é novo, e aquilo que já é consagrado na cena brasileira. Música de todos os tempos e por todos os lados”.

No Grêmio Cultura o ouvinte pode participar diretamente da programação sugerindo pautas, músicas favoritas, participando de playlists e enviando perguntas para os entrevistados da semana. Tudo isso a partir das redes sociais da emissora ao longo da transmissão ao vivo do programa.

A faixa de programas especiais das 9 da manhã também terá novidades.

Os programas de Solano Ribeiro, Roberta Martinelli, Paulo César Soares e de Arrigo Barnabé permanecem no mesmo dia. As atrações de quinta e de sexta-feira são estas:

DiscoTeca
Quinta-feira, em dois horários: às 9h00 e às 21h00.

No dia 4 de maio entra no ar o novo DiscoTeca. Produzido e apresentado por Teca Lima, o programa tem agora novo formato e novo horário.

Teca Lima destaca semanalmente um álbum, que pode ser um lançamento ou um disco clássico, sempre com a presença do artista para comentar as faixas e contar as histórias por trás das canções e das gravações.

Na estreia do novo DiscoTeca,  “Contraveneno”, recém-lançado CD de Kleber Albuquerque e Rubi.

Circuito
Sexta-feira, em dois horários: às 09h00 e às 21h00.

Alexandre Ingrevallo mudou completamente o quadro que fazia na Rádio Cultura Brasil. Agora o seu Circuito tem uma hora de duração, com todas as informações necessárias para você aproveitar o fim de semana, com notas, agenda cultural, entrevistas, depoimentos e música.

O domingo na Rádio Cultura Brasil também tem novidades. Uma é do acervo. A outra, uma série que comemora os 100 anos do samba.

Desde que o samba é samba
Domingo, às 17h00.

Adriana Braga produz e apresenta a série Desde que o samba é samba lembrando os 100 anos da primeira gravação do gênero, “Pelo Telefone”. Ao todo são 13 capítulos que narram a história do gênero musical mais popular do Brasil. No primeiro episódio, a série retrata os primeiros anos, com registros de 1917 a 1935, além de regravações da música desse período. Se por um lado tem Francisco Alves, Mário Reis e Carmen Miranda, por outro tem registros de João Bosco, Chico Buarque e Gilberto Gil.

A recuperação do acervo da Rádio Cultura Brasil é uma constante. Um exemplo chega com uma série dos anos 90.

Piano Maior
Domingo, às 18h00.

Gravado ao vivo no Teatro Franco Zampari no início dos anos 1990, com apresentação de Maria Luiza Kfouri, Piano Maior,por mais de dois anos, recebeu pianistas importantes da música brasileira para um encontro semanal com a plateia da emissora.

A Rádio Cultura Brasil recuperou esse acervo que conta com participação de importantes nomes do piano brasileiro, entre eles Amilton Godoy, Moacyr Peixoto, Benjamin Taubkin, Guilherme Vergueiro, João Carlos Assis Brasil e Antonio Adolfo. No primeiro programa, ouça o Piano Maior com Eudóxia de Barros.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.