Fruto Proibido, de Rita Lee e Tutti Frutti

Lançado em junho de 1975, o disco projetou Rita Lee e sua banda para o sucesso com um trabalho original, criativo, amoroso, irônico

Lia Machado Alvim 13/07/10 15:09 - Atualizado em 18/08/15 09:41

Rita Lee e os marmanjos do Tutti-Frutti e a capa do disco Fruto Proibido (Reprodução)

Considerado pela revista Rolling Stone como um dos 20 melhores álbuns de todos os tempos da música brasileira, o disco Fruto proibido, de Rita Lee & Tutti Frutti, completa 40 anos em 2015. Lançado em junho de 1975, projetou Rita e sua banda para o sucesso com um trabalho original, criativo, amoroso, irônico, em que se sobressai, além da poesia instigante de Rita, a força dos arranjos dos músicos do Tutti-Frutti liderados pelo guitarrista Luiz Carlini e pelo baixista Lee Marcucci.

Este programa, apresentado na Rádio Cultura Brasil em 2010 – por ocasião do 35º aniversário do disco –, traz as canções na ordem e na íntegra e, de quebra, duas faixas bônus com as versões em castelhano de "Ovelha negra" e "Esse tal de roque enrow". Essas gravações foram realizadas com intuito de uma possível carreira do disco em nossos países vizinhos que acabou não acontecendo. O que importa é que Fruto proibido aconteceu, e muito, no Brasil, onde vendeu mais de 200 mil cópias e até hoje é considerado até pela própria Rita, que costuma rechaçar seus discos, como um dos mais importantes da sua carreira.

O especial apresenta entrevistas com o guitarrista Luiz Carlini e o baterista Franklin Paolillo comentando a gravação do álbum e, ainda, com a cantora Ná Ozzetti e o jornalista Pedro Alexandre Sanches.

O programa, produzido pelo cantor, compositor e jornalista Moisés Santana, é parte de um projeto maior, que abrange um documentário sobre Rita Lee & Tutti Frutti no período de 1973 a 1978 e um livro-almanaque cobrindo o mesmo período.

Moisés tem três álbuns lançados: Moisés Santana (2002), Terra em trânsito (2005), Verso alegoria (2009) e o CD-projeto re|mix re|mexa (2003), com suas músicas remixadas por DJ Dolores, Instituto, Loop B, dentre outros. Nascido em Catu, Bahia, Moisés viveu a adolescência na capital baiana e há 20 anos mora em São Paulo. Tem músicas suas gravadas por Gal Costa, Maria Alcina, Cérebro Eletrônico e Maricenne Costa.

Especial: 35 anos de Fruto Proibido
Apresentação: Serginho Bralle
Roteiro e produção: Moisés Santana
Direção: Lia Machado Alvim
Programa apresentado em 2010 na Rádio Cultura Brasil
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.