35 anos sem Nelson Cavaquinho

Rádio Cultura Brasil disponibiliza série feita por ocasião do centenário do compositor. Ouça na íntegra.

Da redação 18/02/21 11:14 - Atualizado em 18/02/21 14:50

35 anos sem Nelson Cavaquinho

Há 35 anos, em 18 de fevereiro de 1986, a música brasileira perdia o sambista e compositor Nelson Cavaquinho.

Nelson nasceu há 110 anos, em 29 de outubro de 1911. O artista foi responsável por clássicos como “Luz Negra”, “Juízo Final” e “A Flor e o Espinho”.

Para homenagear Nelson Cavaquinho, a Rádio Cultura exibe nesta sexta-feira (19/02) às 17h e domingo (21), 15h, alguns momentos da série “Três sambas para Nelson”, roteirizada e dirigida por Júlio de Paula na Rádio Cultura Brasil em 2011, por ocasião do centenário de Nelson Cavaquinho

Aqui no site, os três episódios da série estão disponíveis na íntegra. Acompanhe abaixo!

O primeiro programa traz Arrigo Barnabé comentando a obra do compositor e conta com depoimentos do próprio Nelson, além da participação da cantora Andrea Dias.

Já o segundo episódio tem a participação do diretor Fernando Faro, responsável por atrações antológicas da televisão brasileira, como o “Ensaio” na TV Cultura. Faro viria a falecer 5 anos depois dessa gravação, em abril de 2016.

O terceiro e último episódio da série recebe o compositor, artista plástico e escritor Nuno Ramos para analisar a obra de Nelson Cavaquinho. A atração conta ainda com a participação do cantor e compositor Rômulo Fróes.

Os depoimentos de Nelson Cavaquinho presentes na série fazem parte do álbum “Depoimento do Poeta” (1970), do programa “MPB Especial” (TV Cultura, 1972) e do Especial “Sala Funarte” (TV Cultura, 1982).

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.