90 anos do rádio brasileiro

A história do Rádio Paulista sob o ponto de vista de um de sus mais prestigiosos profissionais, o radialista Fausto Macedo

Eduardo Weber 24/09/12 18:40 - Atualizado em 24/09/14 16:46

Fausto Macedo trabalhou nas rádios Excelsior, América, Bandeirantes e Cultura.

As primeiras transmissões oficiais, ainda em caráter experimental, aconteceram no Rio de Janeiro em setembro de 1922, durante a "Exposição Internacional do Rio de Janeiro", um dos eventos comemorativos do Centenário da Independência do Brasil. Com acordes de O Guarani (Carlos Gomes) e discurso de Arthur Bernardes, o público presente pela primeira vez teve contato com o veículo de comunicação de maior alcance no Brasil.

A Rádio Cultura Brasil publica neste 25 de setembro, dia do Rádio, a série documental em quatro episódios sobre a História do Rádio Paulista, sob o ponto de vista de um de seus mais prestigiosos profissionais: Fausto Macedo.

Fausto Ribeiro de Macedo nasceu no interior de São Paulo, em Franca, em 1917. Iniciou na Rádio Record como voluntário durante a Revolução de 1932, seguindo os passos dos irmãos Ricardo e Renato, também brilhantes radialistas. Não demorou a ser contratado pela emissora de Paulo Machado de Carvalho, passando depois pela Excelsior, América, Bandeirantes e Cultura.

Foi o idealizador das transmissões via rádio dos páreos de turfe do Jockey Clube, direto da Cidade Jardim. Produziu programas muito populares, como o Clube RB (Bandeirantes), e “Parada de Sucesso” (Excelsior). Foi contratado pela Rádio Cultura em 1987, onde coordenou a Discoteca da emissora, que hoje leva o seu nome, sendo o criador dos programas Musicalidade e Cantores do Rádio. Durante a sua carreira, recebeu vários prêmios, entre eles "Ordem do mérito jornalístico" (1964), "Prêmio Governador do Estado" (1966), "Prêmio Sanio de Radialismo" (1978), "Prêmio especial da ABERT" (1980) e "Imortal do Rádio – Assembleia Legislativa de São Paulo" (1998).

Em 1997, Fausto Macedo prestou um longo depoimento sobre o rádio e seu trabalho profissional à Rádio Cultura. O material gravado serviu de base para a série Cultura Brasileira: O Rádio Paulista Segundo Fausto Macedo. Série documental com trechos de programas importantes, entre eles jornalísticos, esportivos, musicais, culturais e de entretenimento de várias emissoras paulistas. 

Nos 90 anos do Rádio brasileiro, nossa homenagem aos profissionais que contribuíram para o crescimento do veículo, como assim o fez o nosso saudoso amigo Fausto Macedo.
 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.