A despedida do alfaiate

Um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica, o maestro Cyro Pereira morre no dia 9 de junho de 2011, aos 81 anos. Fez história nos festivais e programas da TV Record dos anos 1960 ao vestir a música popular de arranjos orquestrais.

Da redação 10/06/11 01:28 - Atualizado em 01/07/13 13:50

O maestro Cyro Pereira à frente da Orquestra Jazz Sinfônica em 1994 e ao lado da cantora e esposa Esterzinha de Souza, nos estúdios da Rádio Record em 1955. (Marisa Cauduro - CEDOC FPA / Reprodução)

Importante nome da música instrumental brasileira, o maestro, arranjador e pianista gaúcho Cyro Pereira morreu aos 81 anos de idade na manhã desta quinta-feira (9), em São Paulo, vítima de câncer.


O músico foi um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, depois de aceitar o convite dos idealizadores Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin. Capaz de vestir clássicos da música popular com arranjos sinfônicos, a Jazz Sinfônica iniciou seus ensaios em abril de 1990. 

Antes disso, Cyro Pereira fez história na Rádio e TV Record, onde permaneceu por 24 anos. Na emissora paulista tocou, arranjou e compôs; foi diretor da orquestra dos festivais nos anos 1960 e atuou em programas como “O Fino da Bossa”, com Elis Regina e Jair Rodrigues. Colecionou diversos prêmios como compositor e arranjador: Troféu Roquete Pinto (1957 e 1967); Melhor Compositor do Ano, pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo (1962), prêmio da Academia Brasileira de Música por seu "Concerto em Ré Maior" sobre temas de Ernesto Nazareth (1964); prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, como Melhor Regente de Orquestra (1996).


Durante 10 anos (1989 – 1999) foi professor de orquestração na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 1997, a Jazz Sinfônica lançou o álbum Cyro Pereira – 50 anos de música, que apresentou seis composições do músico e um arranjo para “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro. Em 2005, sua trajetória foi registrada no livro Cyro Pereira, maestro (ao lado) pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo.

Agora, o portal Cultura Brasil homenageia o músico disponibilizando três episódios do projeto Por dentro do arranjo para audição. Produzido e veiculado pela Rádio Cultura Brasil em 2007, o programa foi idealizado e apresentado pelo maestro Fábio Prado, da Jazz Sinfônica. 

 


________________

Por dentro do arranjo traz a visão daqueles que trabalham na confecção e execução das músicas, por meio de comentários de arranjadores, maestros e intérpretes. Sempre num clima descontraído, os arranjos são explicados e ilustrados com exemplos.

Este projeto foi inspirado no programa “O maestro veste a música”, apresentado por Cyro Pereira na Rádio Record na década de 1950. O antigo programa mostrava as músicas pela ótica de quem as constrói. Para isso, foi usada a imagem de que o arranjo é a roupa que veste a música e o arranjador, o costureiro.

Neste episódio inaugural de Por dentro do arranjo, o maestro Fábio Prado conta com a participação de Cyro Pereira.


Por dentro do arranjo
Apresentado originalmente na RCB no dia 14 de setembro de 2007
Produção, apresentação e comentários: Fábio Prado
Técnica: Lenine Matheus de Barros

 
_______________

O sexto episódio do programa Por dentro do arranjo está assentado nas histórias narradas pelo maestro Cyro Pereira, que detalha peças sinfônicas, como aquelas que assinou para “Aquarela de sambas” e “O fino do choro”. br>


Por dentro do arranjo
Apresentado originalmente na RCB no dia 19 de setembro de 2007
Produção, apresentação e comentários: Fábio Prado
Técnica: Lenine Matheus de Barros


_______________

Cyro Pereira também é o destaque de mais um episódio, o 14o do programa. O pianista gaúcho de Rio Grande comenta três obras suas interpretadas pela Orquestra Jazz Sinfônica. São elas:

01. "Caymminiana" (reg. Cyro Pereira)
02. "Gonzagueana" (reg. Cyro Pereira)
03. "Paganini no frevo” (reg. João Maurício Galindo)


Por dentro do arranjo
Apresentado originalmente na RCB no dia 14 de dezembro de 2007
Produção, apresentação e comentários: Fábio Prado
Técnica: Lenine Matheus de Barros

 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.