Ângela Maria (1928-2018)

Uma das puras vozes da história da música brasileira

Eduardo Weber 03/10/18 15:59 - Atualizado em 03/10/18 16:00

Ângela Maria no Jogo da Verdade - TV Cultura 1981 (CEDOC FPA)

A música popular brasileira perdeu uma de suas rainhas do rádio. Ângela Maria faleceu em São Paulo no último sábado, 29 de setembro.

 

Abelim Maria da Cunha nasceu em Macaé, Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1928. Filha de pastor, desde menina cantava em coro de igreja sonhando em ser uma estrela da canção. Começou como crooner, depois passou para o rádio e nos anos 50 se tornou de fato uma das estrelas do país, lançando sucessos até hoje lembrados, como “Vida de Bailarina”, “Lábios de Mel”, “Fósforo Queimado” e “Gente Humilde”.

 

Em homenagem à Angela Maria publicamos a última participação da cantora na Rádio Cultura Brasil. Foi no programa Todamúsica que teve edição especial dividida em duas partes, transmitidas nos dias 05 e 12 de maio de 2004.

 

Na primeira parte, a cantora fala do álbum “Disco de Ouro”, que lançara um ano antes em comemoração dos 50 anos de carreira. Na entrevista a Vilmar Bittencourt, Ângela conta que o CD foi gravado à sua maneira e ressalta o trabalho do arranjador: “Os arranjos foram feitos todos diferentes para que a coisa ficasse boa. Keco Brandão botou toda alma dele nesse trabalho e eu interpretei a minha maneira, bem diferente".

 

Na segunda parte, Ângela Maria fala da carreira, destacando histórias que marcaram sua vida, como por exemplo, o sucesso da música "Mamãe".

 
"Uma vez eu vi na rua Uruguaiana lá no Rio, uma fila na Casa Garson. Eu estava dirigindo o meu carro e vi aquela fila e fui andando assim devagar e olhando, e todo mundo na fila 'ei! Ângela, ei! Ângela' mostrando o disco, era o disco da "Mamãe". Então estava aí a "Mamãe" que estava vendendo demais, pra fazer fila, porque o Dia das Mães seria no dia seguinte".

 

Ângela revela detalhes das gravações de "Vida de Bailarina" e "Babalu", e como foram os duetos com Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo e Cauby Peixoto.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.