Cauby, Cauby!

Especial homenageia o cantor Cauby Peixoto, que faleceu neste domingo. Ouça participações do artista na Rádio Cultura Brasil

Redação 16/05/16 13:39 - Atualizado em 16/05/16 13:57

Cauby Peixoto (Rubens Chiri)

Parte um dos gigantes da música: Cauby Peixoto. O cantor faleceu na noite de domingo (15/05) em São Paulo aos 85 anos, depois de uma semana internado com pneumonia.

Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Cauby começou a carreira no final da década de 1940, e foi um dos grandes nomes da Era do Rádio. Sua voz de timbre grave e aveludado eternizou canções como “Conceição”, de Dunga e Jair Amorim, “Bastidores”, composta por Chico Buarque especialmente para ele, entre muitas outras.

Em homenagem ao cantor, vamos relembrar participações de Cauby em programas da Rádio Cultura Brasil.

Nosso acervo conta com dezenas de discos de Cauby Peixoto, muitos programas especiais dedicados ao cantor e entrevistas exclusivas concedidas ao longo dos anos. Nesta homenagem, selecionamos alguns desses registros.

O primeiro deles data de 04 de setembro de 1995. Na oportunidade, Cauby Peixoto lançava o CD Cauby canta Sinatra. Para falar desse trabalho, ele esteve ao vivo no programa Estúdio 1200, à época apresentado por Fausto Canova, que o conhecia desde os anos 50, quando o cantor era um dos nomes da noite paulistana ao lado dos irmãos, também músicos, Araken Peixoto, trompetista, e Moacir Peixoto, pianista.


O segundo foi ao ar no dia 01 de abril de 2007. Luís Antonio Giron em seu A Voz Popular, apresenta Cauby Peixoto, o ídolo maior. O apresentador selecionou obras de várias épocas, sem respeitar cronologia. No programa, Giron afirma: “Afinal, a cronologia não significa nada para o artista, que parece viver em estado de eternidade. Vamos seguir com Cauby o vaivém de sua grande arte”. O especial tem depoimentos de Cauby, Rodrigo Faour (seu biógrafo) e do cantor, compositor e percussionista Orlandivo. Do repertório de Cauby, vamos ouvir “Vai e Vem”, de Luís Bandeira, “Viver sem Você”, de Fernando César, “Rock’n’roll em Copacabana”, de Miguel Gustavo e “Deixa”, de Baden e Vinicius de Moraes.


Um mês depois, em 06 de maio de 2007, a Cultura Brasil colocou no ar o programa A era do rádio com Carmélia Alves. O programa foi gravado na residência de Cauby em São Paulo. Momento único, no qual os dois astros do rádio contam histórias da música, dos fãs, da noite e de fatos inusitados acontecidos nos bastidores dos teatros, da TV, do rádio e de sua carreira nos Estados Unidos.


A última entrevista que Cauby Peixoto concedeu à Rádio Cultura Brasil foi em 2010 no Galeria. Em conversa ao vivo com Alexandre Ingrevallo, o cantor falou do show de lançamento do disco Cauby interpreta Roberto. No repertório, sucessos de Roberto Carlos: “Como é grande meu amor por você”, “Não se esqueça de mim”, “Os seus botões” e “Proposta”. A entrevista foi ao ar em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo. Cauby Peixoto aproveitou a ocasião para declarar seu carinho pela cidade que o acolheu.


 

A Rádio Cultura Brasil preparou uma homenagem ao cantor Cauby Peixoto, um dos gigantes da música brasileira, que faleceu aos 85 anos no último dia 15 de maio.

 

No Especial Cauby Peixoto, que foi ao ar originalmente em 18 de maio de 2016, você acompanha momentos de participações do intérprete em entrevistas exclusivas para programas da Rádio Cultura Brasil e os sucessos de sua bela trajetória. Ouça!

 

 

Especial Cauby Peixoto – apresentado na RCB em 16 de maio de 2016
Produção, roteiro e apresentação: Alexandre Ingrevallo
Apoio de produção: Igor Monteiro
Trabalhos técnicos: Maria Cleidiane

 


 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.