Golpe de 64 - Uma revisão

Programa é pontuado por trechos de músicas, propagandas políticas da esquerda e da direita, além de discursos e depoimentos de políticos, empresários, artistas e jornalistas

Eduardo Weber 27/03/14 19:50 - Atualizado em 28/03/14 17:44

O Presidente João Goulart durante discurso no Comício da Central, realizado em 13 de março de 1964 na Praça da República, em frente à Estação da Central do Brasil, no Rio de Janeiro (Reprodução)

A história do Golpe de 1964 é contada por meio de depoimentos de personalidades que viveram e presenciaram esse momento da história do nosso país, com registros sonoros que ilustram o ambiente político que o Brasil atravessava.

Fatos que aconteceram nos dias 31 de março e primeiro de abril de 1964 são contatos por políticos, empresários, artistas e historiadores. Para essa edição, falaram com exclusividade os historiadores Nelson Werneck Sodré (general reformado), Muniz Bandeira e Eliezer de Oliveira, o empresário e ex-presidente da FIESP Luís Eulálio Bueno Vidigal e o jornalista Paulo Francis.

Plínio de Arruda Sampaio, do PDC – Partido Democrata Cristão, relator do projeto de reforma agrária, que integrava as reformas de base do governo João Goulart, dá sua visão sobre os fatos, assim como o militante do Partido Comunista Brasileiro, Givaldo Siqueira, falecido há menos de um ano. Entre os artistas, Carlos Lyra, Sérgio Ricardo, Zé Kéti e Mário Lago.

A edição Golpe de 64 - uma revisão é pontuada por trechos de músicas, propagandas políticas da esquerda e da direita, além de discursos do presidente João Goulart, do senador Auro de Moura Andrade e do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

 
 
_________________
Golpe de 64 - Uma revisão
Ficha técnica

Produção original de 1994 para o programa Cultura Brasileira da Rádio Cultura Brasil
Pesquisa e produção: Inimá Simões e João Abdala
Roteiro: João Abdala
Apresentação: Valvênio Martins
Trabalhos técnicos: Mário Racanicchi e Marcelo Aguiar

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.