Homenagem a Fernando Faro

Especial reúne entrevistas do diretor em programas da Rádio Cultura, momentos de atrações com direção de Faro e músicas produzidas por ele

Alexandre Ingrevallo 25/04/16 13:38 - Atualizado em 02/05/16 16:08

Foto: Luciano Piva

A música brasileira perde um grande porta voz. E uma voz baixinha, suave. A partida do jornalista, produtor e diretor de TV Fernando Faro neste 24 de abril aos 88 anos, deixa uma lacuna e um legado que talvez seja difícil dimensionar.

 

Criador e diretor do programa "Ensaio", exibido pela TV Cultura (antes a mesma atração chamava “MPB Especial” e foi apresentada na TV Tupi e também na Cultura nos anos 60 e 70), Faro contou a história da música brasileira a seu modo. Falando baixo (veio daí o apelido dado por Cassiano Gabus Mendes), com iluminação bem trabalhada e esbanjando dos closes nos artistas que ali se apresentavam. Inventou um jeito de fazer televisão e contribuiu decisivamente na história da nossa música e também da nossa TV.

 

O formato do “Ensaio” em que os espectadores ouviam apenas o que diziam os entrevistados e raramente o que entrevistador (no caso, Fernando Faro) falava, surgiu depois de uma experiência como jornalista na TV Paulista. Faro precisava gravar com um bandido e foi impedido de entrar na cela. Colocou então o microfone do lado de fora e no material ficaram apenas as respostas. Gostou do resultado. A opção pela pausa e pelo silêncio (também muito presente em seus programas), disse o diretor em uma entrevista, veio depois de ler o filósofo canadense Marshall McLuhan. Segundo Faro, o estudioso acreditava que era preciso ter cuidado com o ruído da informação, e ele, Fernando Faro, achava que a presença de um entrevistador causava esse ruído. O uso do close também foi inspirado por uma ideia de McLuhan, já que o canadense defendia que planos gerais eram só uma imagem, não diziam nada.

 

Fernando Faro produziu também discos de música brasileira, dirigiu shows e trabalhou em programas de TV como “Divino, maravilhoso”, marco do tropicalismo exibido pela Tupi em 1968. Dirigiu ainda o “Móbile” e “TV de Vanguarda”.

 

Nesta homenagem da Rádio Cultura Brasil a esse sergipano nascido em Aracaju em 21 de junho de 1927, você ouve um especial (exibido em 27 de abril de 2016) com participações de Fernando Faro em atrações da Rádio Cultura, trechos de programas dirigidos por ele na TV Cultura e músicas de discos produzidos por Faro. Reunimos ainda alguns momentos da série apresentada pela RCB em 2001: “Histórias da música brasileira”. No programa, Fernando Faro relembra as histórias que viveu com Tom Jobim, Tim Maia, Hebe Camargo e tantos outros. Você acompanha também na íntegra uma edição do programa “Todamúsica” com o diretor, exibido em 1995, um “Supertônica” em que Arrigo Barnabé conversa com Faro e ainda o programa “As músicas que fizeram sua cabeça”, com o diretor escolhendo suas canções preferidas.

 

A todos nós que reverenciamos a obra de Fernando Faro, só resta agradecer e celebrar: Obrigado, Faro! E falando bem baixinho.

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.