Loucos por ti

Quinze músicas que cantam vantagem, sofrimento, amor e paixão pela esquadra do Parque São Jorge. Com Wilson Simonal, Rappin Hood e Negra Li, Silvio Santos, Toquinho, Rita Lee, Jamelão e Rolando Boldrin.

Pedro Nakano 12/12/12 09:30 - Atualizado em 03/09/13 21:34

O apelido Fiel já diz tudo sobre a torcida corintiana. A "Invasão do Maracanã" é um exemplo, quando mais de 60 mil torcedores foram ao estádio carioca assistir ao jogo contra o Fluminense, partida válida pelo Brasileiro de 1976. (Reprodução)

A história do Corinthians vai além de suas conquistas dentro de campo e se confunde com a paixão de sua torcida. Com mais de 30 milhões de torcedores espalhados Brasil, o Sport Clube Corinthians Paulista é hoje uma nação. Nação de fieis torcedores que acompanham seus jogos faça chuva ou sol, na vitória ou na derrota. Fanáticos, maloqueiros, guerreiros e sofredores que são o brilho e a glória do campeão dos campeões.

Muitos cantores e compositores da música brasileira demonstraram seu amor pelo clube em belas canções. Até artistas que declaradamente torcem para outros times também já se renderam a força corintiana. Pensando nisso, o Cultura Brasil traz uma playlist com 15 músicas que cantam vantagem, sofrimento, amor e paixão pela esquadra do Parque São Jorge.

A seleção musical começa com a conquista do cobiçado Campeonato Paulista de 1954. Diversos clubes almejavam o título, pois representava o IV Centenário da Cidade de São Paulo. O certame foi disputado, e o Corinthians sagrou-se campeão diante de seu maior rival, o Palmeiras. Com o caneco, o clube virou bicampeão do centenário, pois em 1922 já havia levantado a taça de campeão do Centenário da Independência. Para comemorar a conquista, o sambista Billy Blanco compôs "Corinthians Campeão do Centenário". Na música, gravada por Jamelão, o compositor enaltece o triunfo e pede desculpa aos outros clubes por ter "soltado o mosqueteiro no gramado".

Até flamenguistas fanáticos e declarados, como Wilson Simonal e Jorge Benjor, reconheceram a grandeza do Corinthians. Após a festa de bicampeão do centenário e do Paulista de 1955, o time ficou 22 anos sem títulos estaduais. Fazendo referência à seca, Jorge Benjor compôs em 1977 "Joga Corinthians" e anunciou que o dia da libertação estava para chegar. A música foi gravada com muito suingue por Wilson Simonal e deu tanta sorte que, no mesmo ano, o Corinthians acabou com a maldição ao ser novamente campeão paulista. Em um jogo dramático contra a Ponte Preta, após um lance inacreditável com bola na trave e tirada da linha do gol, Basílio estufou as redes e assinou a alforria alvinegra.

Além de Simonal e Benjor, outros ícones da MPB também prestaram suas homenagens ao time, como a rainha do rock nacional, Rita Lee, que retratou a faceta sofredora do corintiano em "Amor branco e preto", música lançada no LP Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, de 1972. Na letra, ela assume seu amor ao clube, independentemente de qualquer sofrimento ou ingratidão. A música foi assinada com o ex-marido e parceiro de Mutantes Arnaldo Baptista.

Por que será que eu gosto de sofrer?
Vai ver que agora eu dei pra masoquista
Meu amor branco e preto
 



O cantor e compositor Tom Zé, nascido na Bahia e radicado em São Paulo há decadas, é outro fanático pelo Corinthians. Em 1990, ao lado do músico Gereba, ele gravou ao vivo no Teatro Caetano de Campos, em São Paulo, o LP Cantando com a plateia. Entre as faixas do disco, os baianos apresentaram a música "Neto", uma homenagem ao "Xodó da Fiel". Para os 100 anos do Timão, Tom Zé criou o "Hino do Centenário", uma emocionante canção que enaltece a fé corintiana e a grandeza do clube.

A Gaviões da Fiel, torcida organizada mais populosa do estado de São Paulo e importante escola de samba do Carnaval paulista, é conhecida pelos seus hinos de estádio e sambas-enredos, como o tema campeão de 1995, "Coisa boa é pra sempre", que marcou tanto que ainda tem seu refrão cantarolado por corintianos e não-corintianos:

Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da Fiel

Ídolos recentes da história do clube também ganharam dedicatórias musicais. Marcelo D2 compôs o samba “Sou Ronaldo” em homenagem ao Fenômeno. Maior artilheiro das Copas com 15 gols e escolhido pela FIFA três vezes como melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002), Ronaldo, o grande símbolo de superação do futebol brasileiro, caiu nas graças da Fiel ao ser decisivo nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2009.

Nesta seleção musical alvinegra há também um delicioso balanço do Branca di Neve, uma moda de viola de Rolando Boldrin, um curioso samba de Silvio Santos e rimas do rapper Rappin Hood. Vale um destaque especial para o samba "voz e violão" "Meus 20 anos", de Paulinho Nogueira. Um retrato em alta-definição da devoção dos amantes de futebol.


REPERTÓRIO
1. Sou Corinthians (Rappin Hood, Negra Li e BiD), por Rappin Hood e Negra Li
2. Joga Corinthians (Jorge Benjor), por Wilson Simonal
3. Corinthians do meu coração (Toquinho), por Toquinho, Sócrates e Osmar Santos
4. Hino do Centenário (Tom Zé), por Tom Zé
5. Samba do Corinthians (Silvio Santos), por Silvio Santos
6. Amor branco e preto (Arnaldo Baptista e Rita Lee), por Rita Lee
7. Sou Ronaldo (Marcelo D2), por D2
8. Bandeira do Timão (Elzo Augusto), por Germano Mathias
9. Garra corintiana (Branca di Neve e Luis Carlos Xuxu), por Branca di Neve
10. Corinthians, campeão do Centenário (Billy Blanco), por Jamelão
11. Moda do corintiano (Rolando Boldrin), por Rolando Boldrin
12. Meus 20 anos (Paulinho Nogueira), por Paulinho Nogueira
13. Corinthians meu amor (Adoniran Barbosa e Juvenal Fernande), por Demônios da Garoa
14. Nação Corinthians (Carlinhos Vergueiro,Faveco Falcão e J. Petrolinopor), por Carlinhos Vergueiro
15. Corinthians, meu mundo é você (Alemão do Cavaco, José Rifai e Ernesto Teixeira), por Gaviões da Fiel

AGRADECIMENTOS
Ao Departamento Cultural Sport Club Corinthians Paulista, em especial para Ana Shirlei Sampaio e Andreza Mingone Lopes.

REFERÊNCIAS
[ ] Unzelte, Cleso. Corinthians 100 anos: 100 jogos, 100 ídolos. Belo Horizonte: Gutenberg, 2009.
[ ] Tureta, João Bosco e Duarte, Orlando. Corinthians: o time da Fiel. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.