Mautner: 'Somos uma célula do caos em combustão!'

Para o cantor, compositor e violinista, show é 'interatividade total'. Com o parceiro de 40 anos, Nelson Jacobina, discorre sobre sua relação com o palco.

Juliana Leite 31/05/12 17:00 - Atualizado em 31/05/12 17:00

Jorge Mautner e Nelson Jacobina no palco do teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo. (Juliana Leite)

Subindo as escadas que dão para a coxia do Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, pode se ver dois homens entre as cortinas, cada um com seu instrumento, um violão e um violino. Uma parceria de 40 anos bem ali, no palco, passando o som.

Antes do show, realizado no dia 13 de janeiro, fui recebida por um entusiasmado Jorge Mautner e por Nelson Jacobina, dono de um sorriso tranquilo. Durante a entrevista, um passeio sobre shows que marcaram suas carreiras, suas histórias e biografia de composições da dupla, como a mais famosa, o hino “Maracatu atômico”, regravado nos anos 1990 pelo Chico Science e Nação Zumbi.

O show começa: em pé, Jorge Mautner exibe o incansável fôlego e a irreverência habitual; já Nelson, sentado, estreia como cantor interpretando “O executivo – executor” .

No início da apresentação, “Manjar de Reis”, composição de dupla gravada em 2002 no CD Eu não peço desculpas, de Mautner e Caetano Veloso. Aí a seleção musical percorre “Heróis das estrelas”, do LP Jorge Mautner (1974), com direção de Gilberto Gil, até o mais recente, Revirão (2007), produzido por Berna Ceppas e Kassin.

O show é quase um bate-papo, uma "interatividade total", como afirma o violinista e cantor. Entre uma música e outra, Mautner fala do candomblé da Ilha de Itaparica, de José Bonifácio, pede duas águas e conta pra plateia sobre a entrevista que me cedeu, respondendo no palco qual o show que mais o impressionou como espectador. 
 

 


REPERTÓRIO 

1. Manjar de reis (Jorge Mautner e Nelson Jacobina)
2. Homem-bomba (Jorge Mautner e Caetano Veloso)
3. Morre-se assim (Jorge Mautner e Caetano Veloso)
4. Nicanor (Jorge Mautner e Nelson Jacobina)
5. O executivo-executor (Jorge Mautner e Nelson Jacobina)
6. Todo errado (Jorge Mautner)
7. Vampiro (Jorge Mautner)
8. Herói das estrelas (Jorge Mautner e Nelson Jacobina)
9. Maracatu atômico (Jorge Mautner e Nelson Jacobina)
10. Babá de babá

Bis: Guzzy Muzzy (Jorge Mautner) e Hino do Carnaval Brasileiro (Lamartine Babo)
 
______________________________


Jorge Mautner e Nelson Jacobina
Local. Teatro do Sesc Vila Mariana, São Paulo/SP
Data. 13 de janeiro de 2011

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.