Na cauda do cometa

Eduardo Weber 28/04/10 02:18 - Atualizado em 28/04/10 02:18

A casa onde Noel Rosa nasceu e morreu, no Rio de Janeiro. (Arquivo Almirante / Reprodução)

O primeiro programa apresenta um painel da série, com trechos de depoimentos de Ismael Silva, Aracy de Almeida, Almirante, Cristóvão de Alencar, Josefina (a senhora que inspirou “Três apitos”), poema declamado por Carlos Drummond de Andrade e uma história contada por Aldir Blanc, que fala de três entidades de sua infância: Deus, Getúlio Vargas e Noel Rosa.

Os autores falam do que ocorria naquele ano (1910) no Rio de Janeiro. Além da passagem do cometa Halley, o fim de semana em que se mistura o nascimento de Noel Rosa e a revolta da Chibata; o escândalo provocado pela primeira dama Nair de Tefé ao levar o “Corta-jaca” ao palácio do Catete; e o antepassado do compositor no qual Noel se espelhou para criar seu estilo.

No repertório do programa estão trechos de “Filosofia”, “Três apitos”, “Pra que mentir”, “Não há castigo”, “Coisas nossas”, “As pastorinhas”, “Rasga coração”, “Coração”, “Não tem tradução” e “Feitiço da Vila”.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.