O autorretrato da Estrela da Manhã: Inezita Barroso

O Brasil perde Inezita Barroso. A Rádio Cultura Brasil presta homenagem com série especial da estrela da manhã do rádio brasileiro

26/02/15 16:47 - Atualizado em 09/03/15 10:09

A grande dama da música sertaneja, Inezita Barroso

Inezita Barroso não precisava de apresentação. Ela foi uma estrela que chegou aos 90 anos irradiando talento, perseverança, coerência e integridade. Uma dama da música brasileira urbana e rural, popular e folclórica, que perdemos neste domingo, 08 de março de 2015.

Foram mais de 70 anos dedicados à arte brasileira. Como cantora, atriz de cinema, pesquisadora e professora universitária, apresentadora de televisão (mais de 30 anos à frente do Viola, minha Viola, da TV Cultura) e de rádio, que ao longo do tempo esteve à frente de microfones da Record, USP e Rádio Cultura AM, onde apresentou diariamente por 10 anos o programa Estrela da Manhã.

Em 2005, Inezita concedeu uma série de entrevistas à Rádio Cultura, na qual revelou momentos da infância, formação musical, carreira, além de falar dos amigos e de sua paixão pela música de raiz.

Essas entrevistas resultaram numa série especial em três episódios. No primeiro, a artista fala das brincadeiras de rua na antiga São Paulo, de seu primeiro contato com o violão, da vida cultural da cidade na metade do século passado e das reuniões promovidas na casa de sua família, onde frequentavam Cacilda Becker, Renato Consorte e Paulo Vanzolini.

No segundo episódio, a cantora destaca os primeiros passos como artista. Fala de sua participação no cinema brasileiro dos anos 1950, dos prêmios, dos primeiros discos e como começou seu trabalho de pesquisa folclórica.

No terceiro e último episódio da série Inezita Barroso: Autorretrato, a cantora conta como foi sua experiência no rádio, notadamente como a apresentadora do programa Estrela da Manhã, da Rádio Cultura Brasil. Outro assunto é o Viola, minha viola, 35 anos no ar pela TV Cultura. A artista também fala de sua atividade musical, destacando o trabalho ao lado do violeiro Roberto Corrêa.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.