Orfeu da Conceição, 60 anos

Programa celebra a montagem que marcou a primeira parceria de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Ouça músicas da peça e das adaptações de Orfeu para o cinema

Alexandre Ingrevallo 19/09/16 11:26 - Atualizado em 19/09/16 11:31

Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Lila Bôscoli e Tom Jobim (1956) (Reprodução)

Há 60 anos, mais precisamente em 25 de setembro de 1956, estreava no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo “Orfeu da Conceição”. Escrita por Vinicius de Moraes com músicas de Tom Jobim, a montagem marcaria não só a história do nosso teatro como também da música brasileira, por reunir pela primeira vez Tom e Vinicius como parceiros, fazendo surgir grandes clássicos do nosso cancioneiro.

“Orfeu da Conceição” transportava o mito grego de Orfeu para uma favela carioca. A primeira montagem contou com cenários de Oscar Niemayer e no elenco, atores do Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento, como o próprio Abdias, Haroldo Costa e Ruth de Souza, entre outros. Com “Orfeu”, foi a segunda vez que atores negros subiram ao palco do Teatro Municipal do Rio.

No especial “Orfeu da Conceição, 60 anos”, você ouve a trilha sonora da peça de Vinicius de Moraes com músicas de Tom Jobim (muitas delas acabaram se tornando grandes clássicos) e também canções das versões de Orfeu feitas para o cinema pelo diretor francês Marcel Camus e por Cacá Diegues.


Especial “Orfeu da Conceição, 60 anos”
(no ar na RCB em 18/09/2016, 11:00, com reapresentação na sexta-feira, 23/09/2016, 15:00)

Produção, roteiro e apresentação: Alexandre Ingrevallo
Locução de vinhetas: Madeleine Alves
Apoio de produção: Wesley Barbarino
Trabalhos técnicos: Maria Cleidiane
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.