Os Mulheres Negras: música e ciência

Uma análise madura dos 20 anos da banda de André Abujamra e Mauricio Pereira feita pelos próprios em seu novo laboratório de Santa Cecília.

Francisco Fernandes 29/02/12 15:30 - Atualizado em 29/02/12 15:30

Os Mulheres Negras Mauricio Pereira (esq.) e André Abujamra e a capa do \"Música serve pra isso\", o primeiro álbum, de 1988. (Divulgação)

 

Mauricio Pereira e André Abujamra formam uma big band transfigurada, imersa numa espécie de circo criado pelos próprios. Baseada na tecnologia disponível e acessível em período de importação escassa naqueles anos 1980, a dupla se trancou em seu laboratório no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, em busca de métodos “científicos” para alcançar o sucesso.

Nesse trajeto, clichês do mundo pop explorados às últimas consequências, senso marqueteiro e fino jogo de cena foram algumas características que garantiram à dupla certa notoriedade dentro do cenário musical paulistano e contrato com uma grande gravadora.

>> VEJA VERTIGEM, OS VULTOS DA VANGUARDA

>> ASSISTA AO PROGRAMA CULTURA LIVRE COM ANDRÉ ABUJAMRA

São várias fitas demo perdidas por aí e dois discos lançados pela Warner. “Música e ciência", o primeiro, saiu em 1988, como reflexo dos shows que a banda fazia até então. O segundo e último, "Música serve pra isso",  foi lançado em 1990 entre discussões por mixagens e um repertório que não conhecia a estrada. Ainda assim, o disco derradeiro parece ter linguagem mais radiofônica que o antecessor.

A produção dos shows envolvia fatores devidamente roteirizados, e a relação com os fãs era estreita. Durante as apresentações, nomes e endereços para correspondência eram adicionados aos contatos da banda, que enviava seu jornalzinho para cada um deles, num flerte com o que viria a se tornar uma rede social.

Ainda em 1991, pouco depois do lançamento do segundo álbum, os dois resolveram fechar a conta e partir para suas respectivas carreiras individuais. Hoje, 20 anos depois, retomam Os Mulheres Negras em doses homeopáticas, sem que seja uma pedra no caminho dos projetos que desenvolveram ao longo da solteirice.
  


_______________

Especial
Os Mulheres Negras: música e ciência

Apresentado originalmente na RCB em 3 de dezembro de 2011
Apresentação e produção de Francisco Fernandes

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.