Paulinho da Viola: Nervos de Aço

Um dos grandes discos de Paulinho da Viola, reúne canções que falam de desilusão, tragédia, rancor e vingança, a começar pelo título, emprestado da música de Lupicínio Rodrigues

Teca Lima 30/07/13 20:02 - Atualizado em 26/08/15 12:01

Capa do álbum Nervos de Aço (Reprodução)

A capa foi criada por Elifas Andreato, um dos principais artistas do mundo discográfico brasileiro na década de 1970, e retrata um pouco do estado de espírito de Paulinho naquele momento, logo após uma separação amorosa. O artista aparece em lágrimas, segurando um buquê de flores. Do mesmo modo, as canções falam de desilusão, tragédia, rancor e vingança, a começar pelo título, emprestado da música de Lupicínio Rodrigues, aqui recriado por Paulinho. Outro exemplo é o triste samba de Mijinha, “Sentimentos”, e a dolorida “Não quero mais amar a ninguém”, dos mangueirenses Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda.

Os arranjos ficaram a cargo de Lindolfo Gaya, Copinha, Cristóvão Bastos, Nelsinho e do próprio Paulinho e trazem experimentações sonoras que imprimiam novidades no gênero samba, como a utilização inusitada de cravo e de piano elétrico, assim como instrumentos de percussão deslocados de seus usos habituais.

Paulinho compõe harmonias sofisticadas para versos contundentes como nos sambas intrigantes “Roendo as Unhas” e “Comprimido”.

Repertório:

Lado A
1. Sentimentos (Mijinha)
2. Comprido (Paulinho da Viola)
3. Não Leve a Mal (Paulinho da Viola)
4. Nervos de Aço (Lupicínio Rodrigues)
5. Roendo as Unhas (Paulinho da Viola)

Labo B
6. Não Quero Mais Amar a Ninguém (Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda)
7. Nega Luiza (Wilson Batista e Jorge de Castro)
8. Cidade Submersa (Paulinho da Viola)
9. Sonho de um Carnaval (Chico Buarque)
10. Choro Negro (Paulinho da Viola e Fernando Costa)

Ficha técnica:

Nervos de Aço
Gravadora: EMI
Produtor: Milton Miranda

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.