Sérgio Sampaio: Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua

Com produção de Raul Seixas e muita versatilidade, Sampaio mistura gêneros como blues, samba, choro, bolero, balada, rock e a marcha-rancho da faixa-título

Teca Lima 18/07/13 19:25 - Atualizado em 26/08/15 11:49

Capa de Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua (Reprodução)

Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, mesma cidade de Roberto Carlos, Sérgio Sampaio tinha gravado junto com Raul Seixas, Edy Star e Míriam Batucada, o disco A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez em 1971 e alavancado, no ano seguinte, um grande sucesso com a música “Eu quero é botar meu bloco na rua”, finalista no Festival Internacional da Canção - um corajoso protesto contra a ditadura militar, que vendeu 500 mil compactos simples. Roberto Menescal, que era diretor artístico da Philips naquela época, contratou Sérgio, assim como Raul, para integrar o elenco da gravadora e lançar seus primeiros solos.

Com a produção de Raul Seixas e muita versatilidade, Sampaio mistura neste disco gêneros como blues, samba, choro, bolero, balada, rock e a marcha-rancho da faixa-título. “Cala a boca, Zebedeu” é samba do pai, o maestro Raul Sampaio e é seguida por uma canção-desabafo “Pobre meu pai”. A faixa final, uma vinheta, homenageia o amigo e produtor Raulzito.

Apesar de o compositor ter sido considerado a grande revelação daquele ano, tendo inclusive recebido o Troféu Imprensa de Silvio Santos, seu disco não fez o sucesso esperado. O rótulo de “maldito” se iniciava ali para o hoje cultuado poeta e compositor, referência para inúmeros artistas e apaixonados fãs.

Para o cantor e compositor Zeca Baleiro, Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua é um grande disco. Fez quarenta anos, mas continua jovem e moderno".

Repertório:

Lado A
1. Leros e lero e boleros (Sérgio Sampaio)
2. Filme de terror (Sérgio Sampaio)
3. Cala a boca Zebedeu (Raul Sampaio)
4. Pobre meu pai (Sérgio Sampaio) 
5. Labirintos negros (Sérgio Sampaio)
6. Eu sou aquele que disse (Sérgio Sampaio)

Lado B
7. Viajei de trem (Sérgio Sampaio)
8. Não tenha medo não (Rua Moreira 65) (Sérgio Sampaio)  
9. Dona Maria de Lourdes (Sérgio Sampaio)  
10. Odete (Sérgio Sampaio)
11. Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio) 
12. Raulzito Seixas (Sérgio Sampaio)

Ficha técnica:

Eu Quero Botar Meu Bloco na Rua
Gravadora: Philips
Músicos: Sérgio Sampaio (violão e vocal), Renato Piau (violão solo e guitarra), Ivan Mamão (bateria), Wilson das Neves (bateria), Alexandre (baixo), Zé Roberto (piano e moog), Conjunto “Creme Cracker” (percussão).
Técnicos de Gravação: Ary e Luigi
Estúdio Phonogram
Participação indispensável: Paulo “Chocolate” Sérgio
Arranjos: Zé Roberto, Raul Seixas e Sérgio Sampaio
Fotos: Garrido
Capa: Aldo Luiz

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.