Tito Madi (1929-2018)

A voz marcante da música romântica brasileira

Eduardo Weber 28/09/18 15:20 - Atualizado em 28/09/18 15:25

Tito Madi (15-02-1992 SF CEDOC FPA)

A Rádio Cultura Brasil presta homenagem ao cantor e compositor Tito Madi, nome de grande importância da música romântica brasileira, autor de canções que estão na memória de gerações, casos de "Chove Lá Fora", “Cansei de Ilusões” e “Balanço Zona Sul”.

 

Filho de pais libaneses, Chauki Maddi nasceu no interior de São Paulo, em Pirajuí, no dia 18 de julho de 1929. Tito Madi cresceu e viveu em ambiente musical. Seu pai tocava alaúde e seus irmãos mais velhos, violão e bandolim. Não demorou muito para que o cantor seguisse o mesmo caminho. Aos 10 anos de idade, Tito se apresentava em festas escolares. Na década de 40, começa a compor suas músicas, mas só em 1954 consegue gravar seu primeiro disco, “Não diga não”, lançado pela Continental. O crítico Luiz Antonio Giro declarou: “Tito Madi tornou inseparáveis seu canto e suas canções. E foi o primeiro artista brasileiro a compor e cantar com a mesma qualidade”.

 

Tito Madi esteve em nossa emissora várias vezes para conceder entrevistas, além de ter suas gravações incluídas no nosso repertório, entre elas “Por Causa Dessa Caboca”, “Neste Mesmo Lugar”, “Molambo”, “Menina Moça”, “Duas Contas” e as já citadas “Chove la Fora”, “Cansei de Ilusões” e "Balanço Zona Sul”. No ano de 2004 Tito Madi declarou a Vilmar Bittencourt: "Eu sei que embora eu seja muito mal tocado de um modo geral, eu aqui na Cultura tenho sempre uma oportunidade de mostrar, vocês é que mostram o que eu posso fazer. Obrigado!"

 

O cantor e compositor faleceu na última quarta-feira, 26 de setembro, no Rio de Janeiro.  Recuperamos de nosso arquivo duas passagens de Tito Madi pela emissora. Uma delas foi no ano de 1987, quando participou do programa Estúdio 1200, apresentado por Fausto Canova. A última foi em 2007, quando foi recebido pela cantora Carmélia Alves, que na oportunidade comandava a sérieA era do Rádio.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.