Trocando em miúdos: a música de Francis Hime

Celebração dos 80 anos de cantor e compositor

27/12/19 16:00 - Atualizado em 27/12/19 16:02

Cleones Ribeiro (Cedoc-FPA)

 

Compositor, cantor, arranjador, orquestrador, pianista e criador de muitos sucessos com Chico Buarque, Olivia Hime, Paulo César Pinheiro, Vinicius de Moraes e Geraldo Carneiro, Francis Victor Walter Hime nasceu no Rio de Janeiro em 31 de agosto de 1939. Em sua homenagem, a Cultura Brasil apresenta essa minissérie produzida pela Rádio MEC do Rio de Janeiro.

 

Ao todo são cinco episódios que contam com depoimentos de arquivo do homenageado e entrevistas com Olívia Hime, Geraldo Carneiro, Arthur Dapieve (jornalista), Joana Hime, Antonio Pedro, Andre Juarez, Cristiano Alves, Fabio Zanon, Claudio Cruz, Cristina Braga e Ricardo Cravo Albin.

 

Cada episódio é dedicado a um tema. O primeiro, “As melodias”, Francis fala de suas influências, a música de concerto, o samba, a bossa nova e a música brasileira de seus contemporâneos. O episódio trata de curiosidades e histórias por trás de algumas de suas principais criações.

 

O segundo programa tem como subtítulo “Francis de todos os ritmos”, onde encontramos xaxados, fados, valsas, toadas e sambas de várias cadências, passando pelo samba-canção e o samba-enredo.

 

“Orquestrações, arranjos e trilhas” para cinema são assuntos do terceiro episódio da minissérie. O cineasta Bruno Barreto escreveu: “as trilhas de Francis sugerem de maneira sutil e delicada o que não se vê na tela. Suas harmonias traduzem os sentimentos dos personagens, suas melodias trazem poesia para a narrativa. (…) Seu tom preciso complementa e transforma as imagens do filme"

 

O quarto capítulo tem como assunto a música de concerto”. Palavras de Francis Hime: “Ainda me lembro da emoção que senti quando, certa manhã, fui chegando devagarinho ao teatro, e da coxia ouvi pela primeira vez aqueles acordes aos quais tinha me dedicado tantos e tantos meses”.

 

O último episódio é inteiramente dedicado a sinfonia que Francis Hime escreveu em homenagem à sua cidade natal, o Rio de Janeiro: “Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião”, comentada pelo jornalista e pesquisador Ricardo Cravo Albin.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.