Vertigem, os vultos da vanguarda

Série produzida por Francisco Fernandes e Pedro Sato investiga a efervescência criativa da vanguarda paulista.

Francisco Fernandes e Pedro Sato 22/02/12 12:00 - Atualizado em 22/02/12 12:00

Arrigo Barnabé (e.) e Itamar Assumpção participam do programa Papau Informal, da TV Cultura, em 1990. (Danilo Pavani / CEDOC FPA)

Muito já foi dito e escrito a respeito da movimentação cultural que tomou a cidade de São Paulo no fim dos anos 1970.

Musicalmente falando, a metrópole recebeu e acolheu nomes que trouxeram pra música popular uma sonoridade “estranha” aos ouvidos menos atentos. Convencionou-se chamar esse grupo de artistas de vanguarda paulista.

Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, os grupos Premeditando o Breque (Premê) e Rumo foram os expoentes dessa geração que ficou à margem da indústria fonográfica e se distanciou das mesmices de uma música brasileira que vivia um momento de estagnação.

“Vertigem, os vultos da vanguarda” busca, a partir de depoimentos de quem esteve envolvido nessa cena, retratar a efervescência criativa da época e proporcionar uma audição mais cuidadosa à nova geração, que, por curiosidade ou afinidade, está tendo o primeiro contato com a música desse período.

Na lista de entrevistados da série estão, entre outros, Luiz Tatit, Mario Manga, Arrigo Barnabé, Gal Oppido, Paulo Lepetit, Carlos Careqa, Ná Ozzetti, Maurício Kubrusly, Suzana Salles, Mauricio Pereira, Rogério Velloso, Regina Porto, Tadeu Jungle, Vânia Bastos, Luiz Waack, Geraldo Leite, Wandi Doratiotto, Luiz Chagas e Marco Mazzola.

No primeiro dos quatro episódios, a discussão sobre a existência ou não de um movimento paulistano, o início e as barreiras da música independente, os espaços que ela ocupava e as propostas do Grupo Rumo.
 

 
No segundo episódio da série “Vertigem, os vultos da vanguarda”, a trajetória do grupo mais bem humorado da Vanguarda Paulista, Premeditando o Breque. 

A edição aborda desde a reunião no departamento de música da USP em 1976, passa pelos “choques” (estrategia de divulgação usada pelo grupo), shows em que esfihas desciam do teto, problemas com a Censura, até a contratação pela gravadora EMI-Odeon e outras histórias.

Além disso, traz os bastidores do show Vertigem, promovido pela TV Bandeirantes em 1981, numa tentativa de concretizar o que nunca chegou perto de se tornar um movimento.
 


_______________

Especial
Vertigem, os vultos da vanguarda

Especial apresentado nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto de 2011
Produção: Francisco Fernandes e Pedro Sato

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.