Vinicius: Poesia, Música e Paixão

Série em 32 episódios apresentada em 1993. Entrevistas, roteiro e narração de João Máximo.

Da redação 19/09/13 15:26 - Atualizado em 17/10/13 15:54
No dia 19 de outubro de 1993, uma terça-feira, às 18 horas, estreou na Cultura o mais detalhado e documentado trabalho em rádio sobre Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, compositor, poeta e diplomata. Levava-se ao ar o primeiro dos 32 episódios da série Vinicius: Poesia, Música e Paixão.

Idealizada para marcar os 80 anos de seu nascimento, a série contou com o trabalho intenso e minucioso que exigiu mais de um ano de preparação do jornalista João Máximo, que já havia elaborado para a emissora a série Noel Rosa, Uma Biografia ao lado de Carlos Didier.

No ano em que Vinicius de Moraes é lembrado pelo seu centenário, a Rádio Cultura Brasil reapresenta na íntegra os 32 episódios desse projeto ambicioso premiado pela APCA – Associação Paulista de Criticos de Arte.

A respeito da série, vale reproduzir texto escrito por João Máximo à época do lançamento:
 
Vinicius de Moraes foi, certamente, um dos mais ricos personagens da vida cultural brasileira na última metade de séuclo. Um admirável poeta que trocou a poesia pela música. Um diplomata que detestava gravata. Um homem sério que o governo militar tratou como “vagabundo”. Um amante fiel que amou mil mulheres e casou-se com nove. Um pai que não queria filhos e, ainda assim, teve cinco. Um boêmio dos bares da zona sul carioca para quem o uísque era o cachorro engarrafado: o melhor amigo do homem. Um ateu que fez versos para o menino Jesus, a Virgem Maria, São Francisco de Assis, babalaôs e orixás. Um antirracista que se considerava o branco mais preto do mundo. Um eterno enamorado de sua cidade, que se dizia o carioca mais baiano do Brasil. Uma criatura delicada que vivia usando diminutivos., mas que por trás da fala mansa podia ocultar impensados gestos e violentas paixões. Enfim, um personagem plural como o próprio nome.
 
A série, além de um profundo mergulho na obra poética de Vinicius (declamada por ele mesmo ou por gente de talento que amou sua poesia), traz também uma volumosa quantidade de material inédito. Poético e musical. O ouvinte viajará, ao longo de 32 programas, pela história dos antepassados do poeta, de sua infância, da vida num Rio de Janeiro que já não existe, da descoberta dos versos e das canções, das primeiras namoradas, da boemia, da vida diplomática, das aventuras intelectuais por terras estranhas como Londres, Paris, Roma Lisboa, Argel, Los Angeles, Buenos Aires, Montevidéu.
 
Conheceremos de perto o Vinicius apaixonado por cinema, que foi crítico e censor, e que conviveu com grandes astros e estrelas da Hollywood dos anos 40. E também o Vinicius cuja cabeça política deu uma guinada, do integralismo dos anos 30 para osocialismo da segunda metade da vida (seu “Operário em Construção” transformado em cantata pela música de Radamés Gnattali, será mostrado pela primeira vez em rádio numa gravação exclusiva). O Vinicius que, não gostando de criança, dedicou ao público infantil incontáveis versos e canções. O menos conhecido homem de teatro. E também de televisão. E, é claro, dos shows, sua principal atividade artística (o ouvinte terá a oportunidade de conhecer o histórico espetáculo de bolso na boate Au Bon Gourmet, no Rio, que reuniu pela primeira e última vez os gênios de Tom, Vinicius e João Gilberto). Enfim, um Vinicius que já entraria para a história pela poesia e que, no entanto, acabaria passando à posteridade (para mau humor dos adoradores de seus versos) como um dos gigantes da nossa música popular. Mais de 300 canções integrarão o repertório musical da série, entre clássicas e inéditas.
 
Há mágica em tudo isso. E para explicar o personagem e sua obras – o Vinicius que o Brasil inteiro amou – depoimentos colhidos especialmetne para esta série desfilarão pelos programas: de irmãos, amigos, parceiros e, naturalmente, mulheres. Um ano de pesquisa foi necessário para que se reunisse todo o material sonoro que irá ao ar nos próximos meses. (João Máximo – 1993).
 
[ ] FICHA

Vinicius. Poesia, música e paixão.
Estreia domingo, 17 de março de 2013, 10h00min.
Reapresentação da série especial produzida em 1993 pela emissora.
Entrevistas, roteiro e narração: João Máximo.
Colaboração: Georgiana de Moraes
Apoio de produção e discoteca: Thiago Blum e Marta Fonterrada
Produção e direção: Maria Luiza Kfouri e Valvênio Martins

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.