Artistas de um sucesso

Seleção reúne artistas marcados para sempre por algum grande sucesso. Com Brylho (foto), Paulo Diniz, Markinhos Moura e Vanessa Rangel

Juan Gutierres 04/06/13 20:00 - Atualizado em 19/09/14 10:38

Formado por Arnaldo Brandão, Paulo Roquette, Cláudio Zoli e Robério Rafael, o grupo Brylho lançou apenas um LP, em 1983, e teve como grande sucesso a música \"Noite do Prazer\" (Detalhe Capa do LP/Reprodução)

One-hit wonder é o termo em inglês usado para denominar artistas que emplacaram apenas uma música na boca do povo. Aqui no Brasil podemos chamá-los de "artistas de um sucesso".

Nesta seleção você relembra alguns deles que, mesmo com outros trabalhos lançados, são reféns de algum trecho, verso ou refrão. A ideia é reunir alguns nomes em um panorama de hits lançados entre 1970 e 2000.

A lista começa com "Quero Voltar Pra Bahia", sucesso de Paulo Diniz, de 1970. O cantor e compositor pernambucano musicou poemas de poetas brasileiros como Manoel Bandeira e Augusto dos Anjos, e teve músicas gravadas por Clara Nunes e Emílio Santiago, porém foi a canção citada, composta em homenagem a Caetano Veloso, que deu visibilidade a ele na época.

Em 1983 foi a vez da banda de soul music Brylho, de Cláudio Zoli e Arnaldo Brandão. O grupo lançou apenas um LP e teve como grande sucesso a música "Noite do Prazer", que até hoje pode ser ouvida nos karaokês espalhados pelo Brasil. Quem não se lembra do refrão:

A madrugada, a vitrola
Rolando um blues
Tocando B.B.King sem parar
Sinto por dentro uma força
Vibrando uma luz
A energia que emana
De todo prazer...

Formada em direito, a cantora Vanessa Rangel desapareceu no final dos anos 1990 com a mesma força de seu grande sucesso "Palpite", lançado em 1997. A música, que chegou a ser tema de novela, foi selecionada para duas coletâneas, organizadas por Ricardo Cravo Albim, com as melhores músicas dos anos 1990.

A lista "artistas de um sucesso" ainda resgata Lucinha Turnbull, Markinhos Moura, Rosana e Hermes de Aquino e grupos como Yahoo e Uns e Outros. E para você, qual outro artista ou grupo, marcado por algum grande sucesso, deveria estar na lista?

Repertório: 

“Quero Voltar pra Bahia” (1970), por Paulo Diniz
“Farofa-fa” (1975), por Mauro Celso 
“Nuvem Passageira” (1977), por Hermes de Aquino
“Aroma”(1980), por Lucia Turnbull
“Noite do Prazer” (1983), por Brylho 
"Menina Veneno” (1983), por Ritchie
“Escrito nas Estrelas” (1985), por Tetê Espíndola
“O Amor e o Poder” (1987), por Rosana
“Meu Mel” (1987), por Markinhos Moura
“Mordida de Amor” (1988), por Yahoo
“Carta aos Missionários” (1989), por Uns e Outros
“Palpite” (1897), por Vanessa Rangel
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.