A música do Castelo

Playlist com a trilha sonora original do "Castelo Rá-Tim-Bum". Com Arnaldo Antunes, Paulinho Moska, Hélio Ziskind, entre outros.

Stella Carvalho 08/05/12 15:49 - Atualizado em 08/05/12 15:49

Mário Manga como João de Barro e as Patativas no quadro \"Que som é esse?\". (Jair Bertolucci / Cedoc FPA)

Há 18 anos, no dia 9 de Maio de 1994, estreou na TV Cultura o “Castelo Rá-Tim-Bum”. Criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburguer, o programa infantil apresentava uma abordagem pedagógica, inspirada no também educativo “Rá-Tim-Bum” (1990 – 1992).
 
O Castelo tinha como fórmula especial, para unir histórias fantásticas com assuntos sérios e didáticos, a música. Algumas se relacionam com os personagens como “Celeste, a cobra” ou “Dr. Abobrinha”, enquanto outras ensinam, por exemplo, a importância de lavar as mãos, tomar banho ou escovar os dentes. 
 
Para atingir esse objetivo, com canções que até hoje sobrevivem na memória de jovens e adultos, foi preciso um “time de peso”.  A trilha sonora original do programa tem direção de Luiz Macedo e foi lançada em 1995 pelo selo Velas. 
 
Um dos responsáveis por criar essa relação entre música, educação e fantasia foi Hélio Ziskind, que assina as faixas do ratinho higiênico, assim como a música “Porque sim não é resposta”. Hélio Ziskind foi consultor musical na TV Cultura entre 1985 a 1993. Ele compôs temas para os programas “Roda Viva”, “Repórter Eco”, “Vitrine”, “Nossa Língua Portuguesa”, “Rá-tim-bum”, “X-Tudo”, “Cocoricó”, entre outros.
 
Além de Ziskind, a trilha também conta com artistas renomados como Ed Motta interpretando “Felino sabidão”, de Luiz Macedo e Fenando Salem, Pena Branca E Xavantinho com a foclórica “Caipora”, outra composição da dupla Macedo-Salem, e Arnaldo Antunes com sua “Lavar as Mãos”. Completam o time: Roger, Paulinho Moska, Vânia Bastos, André Abujamra, Maurício Pereira, Skowa e Wandi Doratiotto. 
 
Também vale destacar o quadro “Que som é este?”, de Hélio Ziskind, que contava, a cada edição, com a participação de um instrumentista diferente e com vozes das “passarinhas” Maria Aparecida de Souza, Rita Kfouri Gondim e Tânia Lenke. 
 
Esta Playlist é uma homenagem aos 18 anos do “Castelo Rá-Tim-Bum” e aos músicos que transformaram as histórias e aventuras fantásticas de Nino, Biba, Pedro, Zequinha e tantos outros personagens, em canções inesquecíveis.
 
[ ] repertório
 
Abertura
Zeca, Nino, Pedro, Biba, por Fernando Salém
Penélope, por Roger
Morgana, por Rosi Campos e Fernando Gomes
Etevaldo, por Paulinho Moska
Ratinho tomando banho, por Hélio Ziskind
Felino sabidão, por Ed Motta
Mau, por Mauricio Pereira
Porque sim não e resposta, por Hélio Ziskind
Celeste, a cobra, por Vania Bastos
Dr. Abobrinha, por Gerson De Abreu
Caipora, por Pena Branca e Xavantinho
Lavar as mãos, por Arnaldo Antunes 
Bongo, por Skowa
Ratinho escovando os dentes, por Hélio Ziskind
Somar e legal, por Fernando Salem
Que som é este?, por Fernando Ziskind
Como Se Faz Disco?, por Wandi Doratiotto

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.