Beatles made in Brazil

Ronnie Von, Agnaldo Timóteo, Tetê Espíndola, Gal Costa, Joyce, Amelinha e Beto Guedes dão suas versões para hits do quarteto de Liverpool.

Juliana Leite 18/06/12 15:20 - Atualizado em 18/06/12 15:20

Beatles: os poucos mais de dez anos de existência foram fundamentais para determinar os rumos do rock e da música pop. (Reprodução)

Para o mundo, os Beatles surgiram em 1964, mesmo ano do golpe militar no Brasil. Suas músicas, terninhos de quatro botões e botinhas de salto carrapeta, expressões e cabelos penteados pra frente anteciparam o iê-iê-iê, que teve sua representação máxima no programa de televisão Jovem Guarda, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderlea (1965-1967).

Embalados pela beatlemania, artistas brasileiros correram para garantir versões quase instantâneas das canções do quarteto de Liverpool, como "Meu bem", adaptação de "Girl" lançada por Ronnie Von em 1966. 

O mesmo aconteceu com “Yesterday”, a canção mais regravada do mundo, segundo o Guiness Book. Transmutada em “Ontem” por Rossini Pinto, o clássico romântico foi registrado por Agnaldo Timóteo em seu segundo disco, O astro do sucesso (1966), apenas um ano após o lançamento da original.
 


Mas os Beatles não eram somente iê-iê-iê e seu alcance foi muito além da Jovem Guarda. "Blackbird", faixa do álbum duplo The Beatles (1968), mais conhecido como Álbum Branco, ganhou vestimenta nacional 12 anos após o lançamento original. O pássaro preto de Lennon & McCartney ganhou letra de Carlos Rennó, novo título ("Melro") e nova intérprete, Tetê Espíndola, que gravou a canção em Piraretã

“Viver e reviver”, versão de Fausto Nilo para “Here, there and everywhere” (Revolver, 1966), foi um dos sucessos de Gal Costa e integrou a trilha sonora da novela Bebê a bordo, transmitida pela TV Globo em 1988. 
 


Assim como acontece com títulos de filmes que, muitas vezes, ganham traduções inusitadas, as letras de músicas percorrem caminho similar. A palavra “Yesterday” aparece logo no primeiro verso da canção que intitula. Na versão tropical, é substituída por “Eu pensei”. Raul Seixas equalizou “Lucy in the sky” em “Você ainda pode sonhar” e, assim como na original, o título é repetido várias vezes no refrão. Em “De leve” ("Get back”), a cidade americana Tucson, cidade na letra original, encontra em Pelotas sua correspondente brasileira. 
 


Nesta seleção musical você ouve 11 músicas de John Lennon e Paul McCartney climatizadas por artistas como Joyce, Amelinha e Beto Guedes.


REPERTÓRIO

1. Feche os olhos, por Renato e Seus Blue Caps
2. Pra você eu digo sim, por Rita Lee
3. Velhos no ano 2000, por Joyce
4. De leve, por Lulu Santos
5. Meu bem, por Ronnie Von
6. Você ainda pode sonhar, por Zé Ramalho
7. Tolo na colina, por Amelinha
8. Viver e reviver, por Gal Costa
9. Quando te vi, por Beto Guedes
10. Melro, por Tetê Espíndola
11. Ontem, por Agnaldo Timóteo
 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.