De Belém do Pará

Seleção musical dedicada ao ritmo paraense Carimbó. Com Fafá de Belém, Eliana Pittman, Lucinha Bastos, Felipe Cordeiro e Gabi Amarantos.

Sofia Vaz de Arruda 16/07/12 12:00 - Atualizado em 16/07/12 12:00

Cena do documentário \'\'Pau e Corda: Histórias e Carimbó\'\'. (Reprodução)

De origem musical indígena, o Carimbó nasceu no norte do Pará, região próxima a capital Belém, e depois se espalhou por todo o nordeste, abraçando outras culturas. O nome vem da madeira curimbó, muito utilziada como instrumento de percussão.

Inicialmente, a dança do Carimbó era marcada com dois curimbós, um agudo e outro grave, e acompanhada por outros instrumentos como flauta de madeira e viola. Hoje, devido às influências de outros ritmos, é possível notar a presença de outros instrumentos como saxofone, clarinetes ou guitarras elétricas no estilo.

Nesta playlist apresentamos aos fãs da música brasileira um ritmo cheio de história e importante para a disseminação de outras sonoridades latino-americanas. O Carimbó é o ritmo preferido dos pescadores do Pará e acabou passando de uma dança tradicional para um ritmo moderno, também influenciando a lambada e o zouk.

Hits antigos e modernos foram selecionados para não deixar ninguém parado. Desde a veterana Fafá de Belém, que o nome não nega as influências do ritmo paraense, até a moderna Gabi Amarantos, que na parceria com Fernanda Takai em “Pimenta com Sal”, vai muito além do rótulo tecnobrega.

A seleção “De Belém do Pará” ainda destaca a música de Eliana Pittman, cantora e atriz que recebeu o título de Rainha do Carimbó por seus sucessos nos anos 1970. A carioca apresenta influências de Pindoca, conhecido como Rei do Carimbó e uma das figuras mais conhecidas no Pará por sua importância na música e na difusão de ritmos locais.

Nilson Chaves também não fica longe do título Rei. Indicado ao Grammy Latino, o paraense tem parceiros por todo o Brasil, inclusive Lucinha Bastos, que também faz parte da playlist.

A melhor forma de aproveitar o Carimbó é não ficar parado. Apenas deixe esse ritmo único e as batidas marcadas levarem seu corpo e alma para mais perto do Brasil.

[ ] repertório

Chama Verequete, por Fafá de Belém
Nossa vida é um buraco, por Pinduca
Carimbó caboco, por Lucinha Bastos
Sinhá pureza, por Eliana Pittman
Sabor açaí, por Nilson Chaves
Ai menina, por Lia Sophia
Pimenta com sal, por Gabi Amarantos e Fernanda Takai
Fogo na morena, por Felipe Cordeiro
Isso é carimbó, por Do Amor

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.