Em nome da mãe

Homenagens e queixas àquelas que padecem no paraíso por nós. Com Caetano, Ângela Ro Ro, Gal Costa, Erasmo e Roberto, Rodrigo Campos e Gilberto Gil

Vilmar Bittencourt 02/05/11 21:00 - Atualizado em 08/05/14 20:24

Mães e filhos famosos. À esquerda, Caetano Veloso e Dona Canô clicados por Edgar de Souza. Em foto da década de 1960, Roberto Carlos e Lady Laura, falecida em 2010 aos 96 anos. (Divulgação / Reprodução)

"Corações de mãe, arpões, sereias e serpentes / Que te rabiscam o corpo todo, mas não sentes". Os versos de Ruy Guerra para "Tatuagem", parceria com Chico Buarque, dão bem o tom das relações entre filhos e progenitoras dentro e fora da música popular. Na presente lista, alternam-se homenagens e queixas àquelas que padecem no paraíso por nós.

A mais antiga entre as selecionadas, na voz de Ângela Maria, é de 1959. Composta por Herivelto Martins e Davi Nasser, a valsa-exaltação trata a "rainha do lar" como "o tesouro que o pobre das mãos do Senhor recebeu". Santificadas no passado, no decorrer das décadas, as Jocastas de plantão sofreram com alguns versos de Édipos revoltados: em 1968, o poeta Torquato Neto escreveu "Ser mãe / É desdobrar fibra por fibra / Os corações dos filhos"; em 1979, Ângela Ro Ro cantou "não me mime mamãe", desabafo da filha única que, como Erasmo Carlos, revoltou-se contra a superproteção materna.

Em caminho oposto ao do parceiro Erasmo, Roberto Carlos pede colo, e Nando Reis lamenta por não tê-la mais. Para que os homens acordem e as crianças adormeçam, Milton Nascimento musicou Drummond em dolente canção de ninar feita para "que todas as mães se reconheçam".

Mãe é uma só. Da Iyalorixá do Gantois à professora que é de escorpião, a verdade é única: elas são personificações da doçura, compreensão, integridade e perdão. Na canção de Gilberto Gil é a ela que o compositor recorre para amenizar o machismo paterno. Em seu rock, Rita Lee ouve o toque do filho mais velho, clama pela mãe gentil – seria a pátria? – e conclui: "a mão que afaga é da mãe que afoga".

Repertório:

01. Filho meu (Rita Lee), por Rita Lee
02. Minha mãezinha (Ângela Ro Ro), por Ângela Ro Ro
03. Filho único (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), por Erasmo Carlos
04. Lady Laura (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), por Roberto Carlos
05. Lúcia (Rodrigo Campos), por Rodrigo Campos
06. Meu aniversário (Nando Reis), por Nando Reis
07. Mamãe coragem (Caetano Veloso e Torquato Neto), por Belô Velloso
08. Oração de Mãe Menininha (Dorival Caymmi), por Dorival Caymmi
09. Mamãe (Herivelto Martins e David Nasser), por Ângela Maria
10. Mãe (Caetano Veloso), por Gal Costa
11. Canção amiga (Milton Nascimento e Carlos Drummond de Andrade), por Milton Nascimento
12. Pai e mãe (Gilberto Gil), por Gilberto Gil

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.