Grunge 40 graus

Playlist celebra os 20 anos do movimento musical surgido em Seattle, nos Estados Unidos, com 10 músicas brasileiras. Tem Titãs, Zefirina Bomba, Monaural, Autoramas e Walverdes.

Felipe Missali 22/02/12 13:30 - Atualizado em 22/02/12 13:30

Símbolos do grunge, de lá e daqui: Nirvana, Jack Endino e capa do álbum Titanomaquia, dos Titãs. (Reprodução )

Fim dos anos 1980, Estados Unidos. A história é a mesma: garotos problemáticos, com profundo desinteresse na vida social e mal sucedidos por abrirem mão da universidade. Entre limpar corredores e ter uma banda, ficam com a segunda opção.

Pode parecer desesperador, e talvez seja isso mesmo, mas os protagonistas do que se chamou de movimento grunge nos Estados Unidos são ouvintes assíduos de punk rock, heavy metal e rock alternativo.

Contrárias à técnica e a aparência que dominam o rock e o pop naqueles anos 1980, bandas como Nirvana e Pearl Jam valorizam “canções em estado bruto, iradas e apaixonadas, tematizando o pessimismo e a ansiedade dos jovens” (Music Central 96). O figurino respeita a proposta musical despojada: sem frescura, nada de gel na cabeleira, tênis novo ou roupa de grife; o negócio é camisa de flanela, bermudão largo, cabelo mal lavado e All Star surrado (veja abaixo a ilustração de Mauricio de Sousa).  

Um personagem importante dessa história é Jack Endino. Produtor e engenheiro de som do selo Sub Pop Records, Endino está presente na produção de álbuns seminais do Mudhoney, Sourdgarden e Nirvana. Ele também tatua o grunge no rock brasileiro: é o responsável pelas mixagens de Titanomaquia, álbum dos Titãs lançado em 1993.





Para celebrar o 20º aniversário de nascimento do grunge e visualizar os efeitos do estilo na música brasileira, esta playlist compila sons de dez bandas, como a nordestina Zefirina Bomba, a sulista Walverdes, a paulista Kleiderman (dos titãs Branco Mello e Sergio Britto com a baterista Roberta Parisi) e a brasiliense Raimundos. Escute no volume máximo!


REPERTÓRIO

01. Magma, por Autoramas
02. O que eu não fiz, por Zefirina Bomba
03. De nada, por Monaural
04. Vivendo no escuro, por Liberta
05. Será que é isso que eu necessito?, por Titãs
06. O amor é uma coisa feia, por Kleiderman
07. Eu não dou explicação, por Walverdes
08. O mito da cela de estar, por Fusarium
09. Aquela, por Raimundos
10. Rock safari, por Instiga
 


 

 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.