Meu bom Cyro Monteiro

Seleção musical em homenagem ao centenário do cantor, compositor e instrumentista. Proposta do ouvinte Clayton Luiz da Silva Moreira

Clayton Luiz da Silva Moreira* 28/05/13 21:04 - Atualizado em 16/06/14 14:46

Elizeth Cardoso e Cyro Monteiro. (Reprodução)

Se não tivesse partido dessa para uma outra em 1973, o sambista, cantor, compositor e instrumentista Cyro Monteiro completaria 100 anos em 2013. Proponho então uma playlist para celebrar o centenário desse mestre da música brasileira. O cantor, o compositor, o mago da caixinha de fósforos - e também o carinho de seus amigos têm lugar nesta seleção musical.
 
Considero-o simplesmente o maior cantor de samba de todos os tempos na música brasileira; ninguém dizia o samba como ele. Nascido no Rocha, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, em 28 de maio de 1913, Cyro cresceu numa família de classe média extremamente musical. Ele era sobrinho do pianista Romualdo Peixoto, o Nonô (parentesco lembrado por Vinícius em seu célebre "Samba da benção") e primo do cantor Cauby Peixoto e do saxofonista Araken Peixoto.
 
Cyro Monteiro se notabilizou pelo sincopado, pelo deslocamento das sílabas fortes (as tônicas) dos versos das músicas, além de ter sido um pioneiro na arte de "fazer amigos e influenciar pessoas". A doçura de Cyro garantiu a ele grandes amizades — Vinícius de Moraes chegou a defini-lo como "um grande abraço em toda a Humanidade". O carinho dos pares, porém, não fazia favor algum ao talento de Cyro. Seu canto teve importância crucial para o samba, influenciando intérpretes de uma linhagem com representantes como Roberto Silva, além de ter iluminado compositores de sua geração, como Geraldo Pereira, de quem ele era a voz (e o sincopado) ideal.
 
Como diriam Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro, "quem trata o samba direito tem que ter respeito e lhe homenagear".
 
* Playlist proposta por Clayton Luiz da Silva Moreira e que contou colaboração de Gilson Roberto, Heloisa Paz, Bruno Lemos, Claudia Garuti, Clemilton Carvalho, Allex Acioli e Teca Lima. Apresentada no dia 28 de maio de 2013 no programa RadarCultura.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.