Meu lara laiá

Hora de recordar os “lara laiás” tão presentes nos sambas, como em 'Argumento', com Paulinho da Viola, e 'Esta melodia', com Zeca Pagodinho.

Alceu Maynard 29/08/12 18:00 - Atualizado em 29/08/12 18:00

A cantora Teresa Cristina contribui com a playlist com o lara laiá do samba Viver. (Divulgação)

Vamos lembrar os “laiaraiás” tão presentes nos sambas. Eles podem estar no começo, no meio ou no fim das músicas. Este “recurso” é muitas vezes usado por intérpretes na melodia.

Para Martinho da Vila virou até título de disco em 1970, Meu laiaraiá (RCA Victor). Em "Pressentimento" (Élton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho), Marília Medalha não economizou, e encerra a música com uma seqüência de mais de 30 segundos de “laiaraiás”.

Chico Buarque atribuiu outro significado ao clássico “laiaraiá” de "Apesar de você". Em ambiente hostil do governo Médici, e sem poder dizer tudo de maneira direta, o compositor camufla suas reais intenções sugeridas em forma de “laiaráias”:

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai se dar mal, etcetera e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá?


A censura liberou a música, que saiu num compacto simples. Mais tarde, o disco teve a circulação proibida e o restante das cópias foi destruído. Com a master preservada, em 1978, foi lançada no disco Chico Buarque.

Tá legal
Eu aceito o argumento
Mas não me altere o samba tanto assim

Paulinho da Viola em "Argumento" mostra que os “laralaiás” tem espaço reservado no samba, e as mulheres compartilham desta ideia, aqui assinada por Adriana Calcanhotto em "Vai saber", interpretação de Marisa Monte.

Nem mesmo os Demônios da Garoa resistiriam! Conhecidos pelos seus “pascalingundum” , “quais quais quais”, entre outras formas de cantarolar, descobrimos esta gravação de "Triste madrugada" (Jorge Costa) em que usam e abusam dos “laiaraiás”.

E fechando a seleção de sambas, Zeca Pagodinho canta "Esta melodia" (Jamelão e Babu). A música encerra esta playlist, mas abre os seus primeiros versos com muitos... muitos... você já sabe. Quando, ao vivo, pode até confundir... mas, não, eles não esqueceram a letra.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.