Na batida do rap

Emicida, DJ Marco, Paulo Brown e Primo Preto escolhem raps que os influenciaram ou que definiram o rumo do gênero no Brasil.

Jai Mahal 26/01/12 14:00 - Atualizado em 26/01/12 14:00

Uma das principais referências do rap brasileiro, o grupo Racionais MC\'s participa em 2003 do programa Ensaio, da TV Cultura. (CEDOC FPA)

Há tempos que os compositores brasileiros não se limitam às suas raízes para criar obras e tendências. 

Não foi diferente com a cultura do hip hop. Em São Paulo, nos anos 1980, quando os primeiros fãs de rap se reuniam para ouvir a nova onda do funk americano e dançar break na Estação São Bento do metrô, não se tinha ideia da dimensão que a cultura do ritmo e da poesia iria tomar São Paulo.

Usando a linguagem das ruas, artistas como Thaíde e DJ Hum abriam caminho para que mais poetas urbanos traduzissem cinematograficamente o concreto da periferia, a sociologia dos guetos e elegessem seus heróis pretos.

Os primeiros grandes eleitos do rap brasileiro foram os Racionais MC’s. De forma independente, comendo pelas beiradas, conquistaram milhões de fãs com uma maneira franca e quase sinistra de mostrar a realidade de um mundo que não é o de Walt Disney, nem o de Pokemon. A partir daí, a qualidade da linguagem se tornou uma preocupação unânime entre os rappers.

Esta playlist reúne alguns raps escolhidos a dedo por quatro produtores e artistas envolvidos com o gênero. 


EMICIDA
Ele é considerado uma das revelações do hip hop brasileiro dos últimos anos. O nome artístico vem da fusão das palavras "MC" e "homicida". Isso graças às suas constantes vitórias nas batalhas de improvisação. O rapper também atua como repórter do programa Manos e Minas, da TV Cultura. 
 


1. Nomes de menina, por DJ Pepeu 
2. Cisco, por DMN
3. Fórmula mágica da paz, por Racionais MC’s 

 
DJ MARCO

Um dos integrantes do Posse Mente Zulu, grupo do qual surgiu Rappin Hood. Também foi DJ de Max B.O. e fundou o Central Acústica. Hoje em dia, destaca-se tocando com a nova geração de música brasileira, como o cantor e compositor Rodrigo Campos e a cantora Céu.
 


1. Pânico na Zona Sul, por Racionais MC’s
2. Corpo fechado, por Thaíde e DJ Hum 
3. Sou negrão, por Posse Mente Zulu 


PAULO BROWN
Começou como DJ trabalhando para as equipe de baile Zimbabwe e Chic-Show. Tornou-se produtor musical e apresentador de rádio (Dr. Rap, na Metro FM, e Balanço Rap, no ar há 12 anos na 105 FM) e TV (Yo' Raps, na MTV, e Hip Hop Show, na TV da Gente). Em 2010 lançou seu selo "da pesada entertainment". 
 


1. Política, por Athaliba e a Firma
2. Negro limitado, por Racionais MC’s 
3. Mó treta, por Thaíde e Dj Hum 
  

PRIMO PRETO
Produtor musical e de eventos, foi o primeiro apresentador do Yo' Raps, na MTV. Hoje está a frente da grife e produtora rapsoulfunk, que promove bailes black pelo Brasil. 
 


1. Apaga o baseado, por Pavilhão Nove 
2. Um homem na estrada, por Racionais MC’s
3. Toda noite, por Don Pixote e Helião  

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.