O santo guerreiro

Treze músicas louvam e pedem graças a São Jorge. Com Zeca Pagodinho, Hermeto Pascoal, Chocolate da Bahia, Maria Bethânia e Jorge Benjor

Vilmar Bittencourt 23/04/12 01:00 - Atualizado em 10/01/14 19:56

Nenhum santo ganhou tantas homenagens do cancioneiro brasileiro como São Jorge. Desde as cinquentenárias gravações de J. B. de Carvalho, a ele são dedicadas preces em forma de música, ora louvando-o, ora pedindo-lhe graças. Pudera, Jorge é o santo mais popular do Brasil. Diferentemente de Deus, não é brasileiro, nasceu supostamente na atual República da Turquia e, possivelmente, morreu na Palestina em 23 de abril de 303, antes dos 30 anos de idade.

Identificado por sincretismo com Ogum, São Jorge entrou no batuque dos atabaques afro-brasileiros para nunca mais sair. Grande parte das canções que o evocam são entoadas ao som dos tambores, em gênero e ritmo negros. Tal qual o orixá conhecido como deus da guerra, o santo de Capadócia é cercado de elementos representativos da luta do bem contra o mal. A lança, a capa vermelha e sua armadura de ferro compõem a conhecida cena de enfrentamento do dragão sob as patas do cavalo branco.

Todas as características acima citadas serão cantadas e tocadas nos 13 temas da presente lista. Nela, dois Jorges da MPB rezam em louvor ao padroeiro extra-oficial do Rio de Janeiro; o devoto Zeca Pagodinho confirma sua fé no santo herói e o bruxo Hermeto convoca seu pai para o papel que aproxima a divindade da lida de um vaqueiro nordestino. Abrindo o caminho dessa sequência musical homenageante está a oração que Benjor transformou em música, na voz de Caetano Veloso. Salve Jorge!

Repertório:

1. Jorge de Capadócia, por Caetano Veloso
2. Ogum, por Zeca Pagodinho e Jorge Benjor
3. São Jorge guerreiro, por Chocolate da Bahia
4. O cavalo de São Jorge, por Roque Ferreira
5. Medalha de São Jorge, por Maria Bethânia
6. Auto de São Jorge Guerreiro, por Carlos Lyra
7. Jorge valente / Oração para São Jorge, por J. Velloso e Jorge Mautner
8. São Jorge, por Hermeto Pascoal
9. São Jorge, por Juçara Marçal
10. São Jorge guerreiro, por J. B. de Carvalho
11. Domingo 23, por Jorge Benjor
12. São Jorge bendito, por Rossanna Decelso
13. Lua de São Jorge, por Caetano Veloso

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.