Rappers no samba

Seleção musical destaca o casamento entre samba e rap. Com Marcelo D2, Rappin Hood, Criolo e Emicida.

Sofia Vaz de Arruda 04/05/12 17:00 - Atualizado em 04/05/12 17:00

Marcelo D2, que apresenta influências do samba desde o Planet Hemp, lançou em 2010 um álbum em homenagem ao sambista Bezerra da Silva (Divulgação)

São tantos os sons e estilos musicais originais do Brasil que a mistura entre eles é quase inevitável. Há quem diga que não há ritmo mais brasileiro que o samba e, nos últimos anos, presenciamos uma grande incursão dos rappers pela síncope, pelos balanços e batuques do estilo. “Rappers no samba” apresenta uma lista de músicos que ampliam os limites do universo hip-hop.
 
Não pudemos deixar de fora da seleção o veterano Marcelo D2 que, desde os tempos do Planet Hemp, apresenta influências de diversos sambistas. Em “Desabafo”, indicada ao Grammy Latino de Melhor Música Urbana, D2 utiliza samplers da canção “Deixa eu dizer”, famosa na voz da cantora Claudia nos anos 1970 e composta por Ronaldo Monteiro de Souza e Ivan Lins.
 
Rael da Rima é dos novos artistas que brincam com a mistura entre samba, rap e outros ritmos. O rapper propõe uma sonoridade bem particular em seu primeiro álbum solo, “Música Popular do Terceiro Mundo”.

Os paulistanos do Casa di Caboclo também trazem o samba para o universo do hip hop. Em seu segundo álbum, “Poético, Etílico e Ritmado”, o grupo faz uma releitura de “Gago apaixonado”, clássico de Noel Rosa.
 
O casamento entre samba e rap continua com Criolo, Emicida, Rappin Hood, Lurdez da Luz e Kamau. Além de parcerias com sambistas, esses artistas contam com uma enorme lista de referências nacionais, com forte influência em suas letras e batidas.


[ ] repertório
 
1. Desabafo, por Marcelo D2
2. Linha de frente, por Criolo
3. Eles não tão nem aí, por Rael da Rima
4. Malabares, por Doncesão e Lurdez da Luz
5. Reação, por Bnegão e Os Seletores de Frequência
6. Quero ver quarta-feira, por Emicida e Elza Soares
7. Sambauba, por Lurdez da Luz e Kiko Dinucci
8. Como eu te quero, por Black Alien
9. Equilíbrio, por Kamau
10. Gago apaixonado, por Casa di Caboclo
11. Noite fria, por Ogi
12. Tudo que há de bom, por Rappin Hood e Luiza Possi

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.