São João dormiu. São João acordou

Forró, boi e pifes para celebrar o santo junino. Com Cordel do Fogo Encantado, Luiz Gonzaga, Cabruêra, Ceumar, Mestre Ambrósio e Tiago Pinheiro.

Julio de Paula 28/06/12 11:00 - Atualizado em 28/06/12 11:00

Luiz Gonzaga, patente da música do Nordeste. (Chico Albuquerque / Acervo Museu da Imagem e do Som - SP)

Concentração coletiva em torno das antigas fogueiras do solstício em busca da renovação. Promessas para uma nova e promissora temporada. São João está no DNA dos iberoamericanos.

São João no Nordeste é sinônimo de forró, que é sinônimo de Luiz Gonzaga. Assim na terra como nesta lista pra tocar, o repertório do Rei do Baião domina a cena. Compadres em louvor ao santo do carneirinho, céu lindo estrelado, rapapé no salão e muitas outras imagens joaninas.

O boi que representa a morte e celebra o renascimento é uma das figuras centrais da celebração. O terreiro é lugar de força: “Onde as ondas combatem o mar e onde o mar combate as ondas”, como diz a cantiga de entrada do “Misterioso”. Pifes e zabumbas também são frequentes no São João lá de cima. Assim como em toda festa com procissão, comícios e demais aglomerações populares.

Ouvidos bem abertos nos permitem sintonizar o original e suas permissivas variantes, renovações e recriações. Que continuam atualizando para nossos dias os festejos da Idade Antiga.

Mais uma vez vale citar a tradição anotada por Câmara Cascudo em que São João dorme em seu aniversário tão ruidosamente celebrado pelo povo. Porque se estivesse desperto vendo o clarão das fogueiras, não resistiria ao desejo de descer do céu – o que faria a terra se acabar em chamas.

Que São João continue dormindo seu soninho sossegado. Enquanto nós celebramos seu natalício em alto e bom som.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.